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Title: Análise do comportamento dinâmico e vibratório da suspensão de um veículo de pequeno porte "minibaja".
Other Titles: Analysis of the dynamic and vibratory behavior of the suspension of a small vehicle "mini-baja".
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Lúcio Stefano Valença.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Natanael Victor de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Antônio Almeida.
Keywords: Veículo de Pequeno Porte - Minibaja;Suspensão - Automóvel;Comportamento Dinâmico e Vibratório;Matemática da Suspensão Veicular;Veículo Minibaja;Modelo Físico - Simulação com Dados Experimentais;Small Vehicle - Minibaja;Suspension - Automotive;Dynamic and Vibratory Behavior;Vehicle Suspension Mathematics;Mini-vehicle;Physical Model - Simulation with Experimental Data
Issue Date: 28-Feb-2003
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Lúcio Stefano Valença. Análise do comportamento dinâmico e vibratório da suspensão de um veículo de pequeno porte "minibaja". 126f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 2003.
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho apresenta-se um estudo sobre o comportamento dinâmico e vibratório da suspensão veicular de um minibaja, sendo este, projetado para trafegar em quaisquer condições de tempo e terreno. Para esta análise, são feitos dois modelos matemáticos para a suspensão, o primeiro possuindo um grau de liberdade com o veiculo em movimento sobre um perfil de estrada cossenoidal, e o segundo com três graus de liberdade com ele parado, esse sistemas são simulados em um processo digital que cria um sinal de excitação, podendo ser aplicado nos modelos matemáticos. Os resultados obtidos para a primeira situação mostram que, aumentando-se o comprimento de onda da estrada os deslocamentos verticais da carroceria diminuem, porém com o aumento da velocidade, as acelerações verticais da carroceria a as forcas transmitidas ao veiculo diminuem. Com o veiculo parado verifica-se três modos de vibração, um no sentido vertical, no sentido longitudinal e o outro no sentido transversal, onde se pode constatar que o veiculo oscila mais intensamente no sentido vertical, isto é, para cima e para baixo.
Abstract: This paper aims at presenting a study about the vehicular suspension vibratory dynamic behavior of a "minibaja" the one that has been deigned transit in any land and weather conditions. As for the analyses, two mathematical models are made for the suspension: the first one with a freedom degree with a vehicle in motion on a road profile under a cosine behavior, whereas the second one with three freedom degree with a motionless vehicle. Such systems are simulated under a digital process, which creates an excitation signal, the ones which may be applied to mathematical model. The results found during the former situation points out an increasing in the road wavelength, hence a trailer vertical dislocation decreasing. However, with the velocity increasing the trailer vertical acceleration as well as the vehicle transmitted forces are decreased. Thus, the motionless vehicle figures out three vibration ways: one in the vertical direction, other in the longitudinal direction and another in the transversal one. Here, it could be observed that there is greater vibration intensity in the vertical direction, that is to say, in the up and down directions.
Keywords: Veículo de Pequeno Porte - Minibaja
Suspensão - Automóvel
Comportamento Dinâmico e Vibratório
Matemática da Suspensão Veicular
Veículo Minibaja
Modelo Físico - Simulação com Dados Experimentais
Small Vehicle - Minibaja
Suspension - Automotive
Dynamic and Vibratory Behavior
Vehicle Suspension Mathematics
Mini-vehicle
Physical Model - Simulation with Experimental Data
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11467
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Mecânica.

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