Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11473
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, M. J. O.
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7694651580459607pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
dc.contributor.advisor1IDBARBOSA, M. F. N.
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8262057016878547pt_BR
dc.contributor.referee1ALMEIDA, Vera Luci de.
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8408015140460052pt_BR
dc.contributor.referee2CARVALHO, José Ribamar Marques de.
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6335184086197610pt_BR
dc.contributor.referee3SANTOS, Valterlin da Silva.
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4740303724015282pt_BR
dc.contributor.referee4VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de.
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6492366302935662pt_BR
dc.description.resumoO surgimento do conceito de desenvolvimento sustentável trouxe mudanças para a maneira de agir das empresas, no sentido de adotarem-se práticas cotidianas que demonstrem respeito e preocupação com o meio ambiente. Neste contexto de mudanças, as Instituições de Ensino Superior (IES) também são pressionadas a serem agentes ativos dessa ação, uma vez que possuem um importante papel no sentido de definir e aplicar políticas voltadas para o desenvolvimento de uma consciência ambiental por meio de ações de pesquisa, ensino e extensão, bem como com a efetivação de práticas sustentáveis por meio de sua gestão. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é identificar práticas de sustentabilidade no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – Campus de Sumé-PB –, nos aspectos de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Quanto à abordagem do problema, a pesquisa se classifica como qualitativa e, quanto aos procedimentos metodológicos, é utilizado o estudo de caso. Para tanto, fez-se uso de pesquisa documental, entrevistas e aplicação de um checklist com os eixos temáticos da A3P. Assim, ficou evidenciado que existem disciplinas, na maioria dos cursos ofertados pelo Campus, bem como projetos de pesquisa e extensão, que contemplam a temática, além de algumas ações de sustentabilidade sendo desenvolvidas na gestão, embora isoladas, uma vez que não foi possível observar uma política institucional efetiva que vise à sustentabilidade do Campus. A análise dos resultados indicou a necessidade de se ampliar a discussão sobre sustentabilidade com todos os segmentos que compõem a instituição, visto que a temática exige esforço de toda a comunidade acadêmica para que se obtenham os resultados esperados tanto em ensino, pesquisa e extensão quanto na gestão universitária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.programPROFIAPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSustentabilidadept_BR
dc.titlePráticas sustentáveis no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - Campus de Sumé - PB.pt_BR
dc.date.issued2019-09-09
dc.description.abstractThe emergence of the concept of sustainable development has brought changes in the companies' way of acting, in the sense of adopting everyday practices that show respect and concern for the environment. In this context of changes, the Higher Education Institutions (IES) are also pressed to be active agents of this action, once they possess an important role in the sense of defining and applying policies aimed at the development of an environmental awareness through research, teaching and extension actions, as well as the implementation of sustainable practices through their management. This way, the goal of the present study is to identify sustainability practices in the Semiarid Sustainable Development Center – Campus of Sumé – PB, in the aspects of teaching, research, extension and management. Regarding the approach to the problem, this research is classified as qualitative and as for the methodological procedures, case study is used. For that, we have made use of documentary research, interviews and we applied a checklist that addresses A3P's thematic axes. It was evidenced that there are disciplines in most courses, as well as research and extension projects, that contemplate the theme and some sustainability actions being developed in the current management, however, isolated, once it was not possible to observe an effective institutional policy aimed at campus sustainability. The analysis of the results indicated the need to broaden the discussion about sustainability with all segments that make up the institution, since the subject requires effort from the entire academic community to achieve the expected results, both in teaching, research and extension as in university management.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11473
dc.date.accessioned2020-02-04T10:45:03Z
dc.date.available2020-01-04
dc.date.available2020-02-04T10:45:03Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectInstituições de Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectAgenda Ambiental na Administração Pública A3Ppt_BR
dc.subjectHigher Education Institutionspt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectEnvironmental Agenda in Public Administration A3Ppt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Maria Juliana de Oliveira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSustainable practices at the Semiarid Sustainable Development Center - Campus de Sumé - PB.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Maria Juliana de Oliveira. Práticas sustentáveis no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - Campus de Sumé - PB. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JULIANA DE OLIVEIRA ALVES - DISSERTAÇÃO PROFIAP.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.