Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11485
Title: Lei de cotas: estudo do perfil socioeconômico dos alunos matriculados no IFPB - Campus Sousa.
Other Titles: Quota law: study of the socioeconomic profile of students enrolled at IFPB - Campus Sousa.
???metadata.dc.creator???: SILVEIRA, Patrícia Margela Fernandes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA JUNIOR, Ednaldo Barbosa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MOREIRA, Joserlan Nonato.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ANDRADE FILHO, Francisco Cicupira de.
Keywords: Políticas públicas;Public policy;Política de inclusão;Inclusion policy;Ações afirmativas;Affirmative actions;Educação;Education;Cidadania;Citizenship;Assentados da reforma agrária;Land reform settlers;Famílias pronafianas;Pronafian families
Issue Date: 29-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVEIRA, Patrícia Margela Fernandes. Lei de cotas: estudo do perfil socioeconômico dos alunos matriculados no IFPB - Campus Sousa. 2019. 18 f. Artigo (Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais) - Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: A criação de ações afirmativas que visem beneficiar os estudantes rurais sejam eles de famílias assistidas pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), de assentados da reforma agrária e/ou de empregados rurais, apresenta-se como um instrumento de efetivação da cidadania.O artigo tem como objetivo analisar a política de reserva de vagas para filhos de famílias pronafianas, de assentados da reforma agrária e de empregados rurais; identificar os cursos que adotam essa cota dentro do Campus Sousa e apresentar o número de vagas reservadas para estes estudantes rurais, bem como investigar o perfil socioeconômico dos alunos ingressantes pela cota de assentados da Reforma Agrária (ARA). A metodologia utilizada na investigação está na perspectiva da pesquisa qualitativa e quantitativa, de documentação indireta e descritiva. A coleta de dados foi realizada no Campus Sousa do Instituto Federal da Paraíba e teve como público alvo os discentes matriculados nos últimos anos, compreendendo o período de 2014 a 2019, cujo ingresso foi através da cota para Assentados da Reforma Agrária (ARA).Os resultados da pesquisa indicam que a adoção da Lei de Cotas representou um inegável avanço em relação à democratização, quanto ao acesso a grupos historicamente excluídos previstos na lei. Contudo, ainda são poucas Instituições que utilizam cotas para beneficiar os filhos de famílias pronafianas, de assentados da reforma agrária e de empregados rurais. Tendo em vista a notória desvantagem na concorrência entre estudantes urbanos e rurais ainda há muito a ser feito para que os objetivos desta ação afirmativa sejam alcançados: democratização do acesso ao Ensino Superior e Técnico de Nível Médio, dessegregação do espaço escolar, efetivação da cidadania para os estudantes rurais.
Abstract: The creation of affirmative actions aimed at benefiting rural students, whether from families assisted by the National Program for the Strengthening of Family Farming (PRONAF), agrarian reform settlers and / or rural employees, is an instrument of effective citizenship. . The article aims to analyze the policy of reserving vacancies for children of Pronafian families, agrarian reform settlers and rural employees; identify the courses that adopt this quota within the Sousa Campus and present the number of places reserved for these rural students, as well as investigate the socioeconomic profile of students entering the Agrarian Reform (ARA) quota. The methodology used in the investigation is from the perspective of qualitative and quantitative research, indirect and descriptive documentation. Data collection was carried out at the Campus Sousa of the Federal Institute of Paraiba and had as target audience students enrolled in recent years, covering the period from 2014 to 2019, whose entry was through the quota for Settlers of Agrarian Reform (ARA).The survey results indicate that the adoption of the Quota Law represented an undeniable advance in relation to democratization, regarding access to historically excluded groups provided for in the law. However, there are still few institutions that use quotas to benefit the children of Pronafian families, land reform settlers and rural employees. Therefore, in view of the noticeable disadvantage in competition between urban and rural students, there is still much to be done to achieve the objectives of this affirmative action: democratization of access to Higher and Technical Education, desegregation of school space, effectiveness of citizenship for rural students.
Keywords: Políticas públicas
Public policy
Política de inclusão
Inclusion policy
Ações afirmativas
Affirmative actions
Educação
Education
Cidadania
Citizenship
Assentados da reforma agrária
Land reform settlers
Famílias pronafianas
Pronafian families
???metadata.dc.subject.cnpq???: Direito.
Admistração.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11485
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais (Pombal).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PATRICIA MARGELA FERNANDES SILVEIRA - ARTIGO PPGSA PROFISSIONAL 2019.pdfPatrícia Margela Fernandes Silveira - Artigo PPGSA Profissional 2019.410.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.