Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11516
Title: Uma análise dos avanços e limites do Reuni na particularidade do Sertão Paraibano.
Other Titles: An analysis of the advances and limits of Reuni in the particularity of the Sertão Paraibano.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Michelle da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOARES, Suamy Rafaely.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Cibelly Michalane Oliveira dos Santos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Mayewe Eliênia Alves dos.
Keywords: Estado;Organismos internacionais;Educação Superior;Expansão;Programa de apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais REUNI;State;International Organizations;Higher Education;Expansion;Program to support Federal University Restructuring and Expansion Plans REUNI
Issue Date: 13-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Michelle da Silva. Uma análise dos avanços e limites do Reuni na particularidade do Sertão Paraibano. 2018. - Monografia (Curso de Graduação em Serviço Social) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar os limites e avanços do plano de reestruturação e expansão das Universidades Federais-REUNI, na particularidade da Universidade Federal de Campina Grande na cidade de Pombal no sertão paraibano, na percepção dos docentes, gestores (atuais e anteriores) e dos técnicos administrativos do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar-CCTA. Para tanto, contempla três objetivos específicos quais sejam : reflexionar a influência dos organismos internacionais para elaboração e efetivação do Reuni; analisar o processo de interiorização das universidades públicas na particularidade do sertão paraibano; e analisar como o Reuni impacta no tripé de ensino, pesquisa e extensão na realidade do CCTA/Pombal. O estudo empreendido nessa investigação, inicialmente, aborda a implementação das políticas expansionistas universitária pelo o estado a partir dos anos de 1960, quando a política de educação, em particular a educação superior apresentou-se como um mecanismo central à diminuição da pobreza nos países periféricos, repercutindo nas reformas curriculares atreladas as orientações dos organismos internacionais, no qual esse movimento ganhou destaque no século XXI com a chamada democratização do acesso ao ensino superior pelo PROUNI, FIES e o REUNI, o qual é o objeto deste trabalho. Nesse sentindo, o tema surgiu a partir das reflexões empreendidas e vivenciadas no campo de estágio do Serviço Social na área de assistência estudantil, na realidade do campus do CCTA. A pesquisa foi de cunho essencialmente qualitativo e a coleta de dados efetuou-se mediante uma entrevista semiestruturada, na qual, os sujeitos corresponderam a oito prestadores de serviços da instituição de ensino superior. A amostragem deste estudo é de caráter não probabilístico, do tipo intencional, aplicada aos sujeitos participantes. A análise dos dados foi executada por meio da técnica de análise de conteúdo das falas. O método de análise desenvolvido no estudo foi orientado pela teoria social crítica de Marx, entendendo que o método dialético possibilita compreender e analisar a realidade em sua totalidade e dinâmica, na sua singularidade, particularidade e universalidade e não fora dessa realidade contraditória. Os resultados da pesquisa evidenciam o visível atrelamento das decisões estatais às necessidades do mercado mundial e nacional, no entanto, é indubitavelmente que esse período possibilitou o acesso da classe trabalhadora a educação superior em regiões “esquecidas” do país. Dessa forma, faz-se necessário analisar e repensar as formas de expansão e interiorização que se iniciou partir do ano de 2007, contribuindo com mais estudos acerca desse processo no Brasil, haja vista, os reduzidos debates em torno do REUNI diante das interfaces a qual esse programa se apresentou permeado por contradições e possibilidades a educação superior popular.
Abstract: This Course Completion Work has as objective to analyze the limits and advances of the Plan of Restructuring and Expansion of the Federal Universities – REUNI, in the particularity of the Federal University of Campina Grande in the city of Pombal, in the backlands of Paraíba, in the perception of teachers, managers (current and former) and administrative technicians of the Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar-CCTA. In order to do so, it contemplates three specific objectives: to reflect the influence of the international organisms for elaboration and effectiveness of the Meeting; to analyze the process of interiorization of public universities in the particularity of the backlands of Paraíba; and analyze how Reuni impacts on the tripod of teaching, research and extension in reality of the CCTA / Pombal. The study undertaken in this research initially addresses the implementation of university expansionist policies by the state from the 1960s when education policy, in particular higher education has presented as a central mechanism the reduction of poverty in peripheral countries, repercussions on curricular reforms linked to the guidelines of international organizations, in which this movement gained prominence in the XXI century with the so-called democratization of access to higher education by PROUNI, FIES and REUNI, which is the object of this work. In this sense, the theme arose from the reflections undertaken and experienced in the field of Social Service training in the area of student assistance, in reality the CCTA campus. The research was essentially qualitative in nature and the collection of data was done through a semi-structured interview, in which the research subjects corresponded to eight service providers of the higher education institution. Sampling of this study is of a non-probabilistic, character of the intentional type, applied to the subjects involved. The analysis of the data was performed using the technique of content analysis of speech. The method of analysis developed in the study was guided by Marx's critical social theory, understanding that the dialectical method makes it possible to understand and analyze reality in its totality and dynamics, in its singularity, particularity and universality, and not outside this contradictory reality. The results of the research show the visible linkage of state decisions to the needs of the world and national market, however, this period has undoubtedly made it possible for the working class to have access to higher education in "forgotten" regions of the country. Thus, it is necessary to analyze and rethink the forms of expansion and internalization that began from the years of 2007, contributing with more studies about this process in Brazil, in view of the reduced debates about the REUNI in front of the interfaces to which this program was permeated by contradictions and possibilities of popular higher education.
Keywords: Estado
Organismos internacionais
Educação Superior
Expansão
Programa de apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais REUNI
State
International Organizations
Higher Education
Expansion
Program to support Federal University Restructuring and Expansion Plans REUNI
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino Superior
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11516
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MICHELLE DA SILVA SOUSA - TCC SERVIÇO SOCIAL 2018.pdfMichelle da Silva Sousa - TCC Serviço social 2018702.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.