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Title: Gestão participativa numa escola pública municipal em Sumé: a percepção da comunidade escolar.
Other Titles: Participative management in a public public school in Sumé: the perception of the school community.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Valdecio Rodrigues de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Maria do Socorro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: TORRES, Denise Xavier.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERREIRA, Rafael de Farias.
Keywords: Gestão escolar participativa;Educação do campo;Comunidade escolar - gestão;Participatory school management;Countryside education;School community - management
Issue Date: 13-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Valdecio Rodrigues de. Gestão participativa numa escola pública municipal em Sumé: a percepção da comunidade escolar. 82f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho se insere na linha de pesquisa Educação do Campo, Estado e Sociedade da Licenciatura em Educação do Campo, e tem como vinculação o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação do Campo, Formação de Professores/as e Práticas Pedagógicas, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, da Universidade Federal de Campina Grande, teve como finalidade identificar como se organiza a gestão escolar numa escola pública municipal analisando quais os espaços e ferramentas para participação da comunidade escolar no processo administrativo e pedagógico da instituição. Nosso objetivo geral foi: Compreender como se organiza a gestão numa escola pública numa perspectiva da participação e da democratização da escola. Especificamente, temos como objetivos: Caracterizar o processo de gestão escolar da unidade escolar; identificar os espaços e estratégias de participação da comunidade escolar; e Identificar a percepção que a comunidade escolar tem sobre o processo da gestão escolar. Nosso pressuposto era de que existe uma dificuldade na vivência de práticas participativas na escola, que possibilitem um envolvimento dos professores, estudantes e família na gestão escolar. O aprofundamento desta problemática é uma aproximação crítica com a mesma que ocorreu a partir das categorias analíticas da Gestão Escolar (LIBANEO, 2001; LUCK, 2007) Gestão democrática (PARO, 2002) e Educação do Campo (BRASIL, 1996). A abordagem metodológica da pesquisa participante é a qual exige a participação ativa do pesquisador com os membros da comunidade que está sendo pesquisada, e usamos como instrumentos de pesquisa a analise documental, anotações em um diário de campo, a observação, participação do pesquisador e o questionário. O campo de pesquisa foi uma unidade de ensino fundamental do município de Sumé, e os sujeitos de pesquisa foram gestores, professores/as, estudantes e família. Como resultado, a pesquisa mostra que existem alguns níveis de participação, inclusive alguns espaços de participação, todavia não existe na escola um aprofundamento sobre o que realmente significaria ter uma gestão democrática participativa no sentido que os professores, pais e estudantes, devem ter diferentes espaços de participação, não só no que se refere à gestão administrativa, mas, também na dimensão pedagógica da escola. Portanto, o estudo mostra a necessidade de ser pensada algumas estratégias de forma permanente e sistemática, para ir construindo essa perspectiva na escola.
Abstract: This work is part of the research field Education of the State, State and Society of the Degree in Field Education, and is linked to the Center for Research and Extension in Field Education, Teacher Training and Pedagogical Practices, Development Center Sustainable Semiarid, Federal University of Campina Grande, aimed to identify how school management is organized in the municipal public school by analyzing the spaces and tools for participation of the school community in the administrative and pedagogical process of the institution. Our overall objective was: Understand how management is organized in a public school from the perspective of school participation and democratization. Specifically, we have as objectives: To characterize the school management process of the school unit; identify spaces and strategies for participation of the school community; and Identify the perception that the school community has about the school management process. Our assumption was that there is a difficulty in experiencing participatory practices in school, which enable the involvement of teachers, students and family in school management. The deepening of this problem and a critical approach to it occurred from the analytical categories of School Management (LIBANEO, 2001; LUCK, 2007) Democratic Management (PARO, 2002) and Rural Education (BRAZIL, 1996). The methodological approach of participatory research is that it requires the active participation of the researcher with the members of the community being researched, and we use documentary analysis, participant observation and the questionnaire as research instruments. The research field was an elementary school unit in the city of Sumé, and the research subjects were managers, teachers, students and family. As a result, research shows that there are some levels of participation, including some spaces for participation, but there is no depth in school about what it would really mean to have participatory democratic management in the sense that teachers, parents and students should have different spaces. not only in terms of administrative management, but also in the pedagogical dimension of the school. Therefore, the study shows the need to think about some strategies permanently and systematically, to build this perspective in school.
Keywords: Gestão escolar participativa
Educação do campo
Comunidade escolar - gestão
Participatory school management
Countryside education
School community - management
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11531
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