Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11533
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, L. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3261433213555294pt_BR
dc.contributor.advisor1ARRAIS, Maria Nazareth de Lima.
dc.contributor.advisor1IDLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646917365525968pt_BR
dc.contributor.referee1MOURA, Adriana Sidrelle Rolim de.
dc.contributor.referee2NOGUEIRA, Ruthlana Dutra.
dc.description.resumoEsta pesquisa tem objetivo propor uma oficina sobre a tipologia oracional e as intenções do enunciador voltada para formação continuada de professores da educação básica. Nessa direção, construímos um arcabouço teórico sobre a tipologia oracional e as intenções do enunciador na perspectiva transformacional; selecionamos estratégias de ensino e corpus de análise para o trabalho com a tipologia oracional e as intenções do enunciador; e elaboramos uma proposta de oficina sobre a tipologia oracional e as intenções do enunciador voltada para formação continuada de professores da educação básica. Para tanto, foi usado como embasamento teórico a Teoria Transformacional de base gerativa, segundo as reflexões de Sousa-e-Silva e Koch (2005), que trazem abordagens sobre os tipos oracionais e a força ilocucionária. Para uma abordagem sobre gramática, dialogamos com Kleiman (2012), Antunes (2007) e Travaglia (2008). No tocante à formação de professores, tivemos como aparato teórico Pimenta (2005), Libânio (2007) Imbernón (2006), entre outros que abordam a formação docente. Este estudo também buscou debates sobre o trabalho gramatical da língua nos Parâmetros Curriculares Nacionais–PCN (1998) e na Base Nacional Comum Curricular–BNCC (2016; 2018), o atual documento que rege o ensino. É uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Como resultado, a pesquisa conta com uma proposta de oficina sobre a tipologia oracional e as intenções do enunciador, voltada para formação continuada de professores da educação básica que atuam em turmas do 6° ano do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleOficina de gramática: tipologia oracional e as intenções do enunciador.pt_BR
dc.date.issued2019-04-12
dc.description.abstractThis research has as aim to purpose a workshop about the sentence typology and the enunciator’s intentions developed to the continuing formation of teachers of the basic education. In this direction, we built a theoretical material about the sentence typology and the enunciator’s intentions in the transformational perspective; we selected teaching strategies and corpus of analyse for the work with the sentence typology and the enuciator’s intentions; and we elaborated a purpose of wokshop about the sentence typology and the enunciator’s intentions developed to the continuing formation of teachers of the basic education. Therefore, it was used as theoretical background the Generative-based Transformational Theory, according to the reflections of Sousa-e-Silva and Koch (2005), because they bring approaches about the sentence types and illocutionary force. For an approach on grammar, we dialogued with Kleiman (2012), Antunes (2007) and Travaglia (2008). In relation to teachers formation, we had as source of theorical research Pimenta (2005), Libânio (2007) Imbernón (2006), among others that broach the teachers formation. This study also searched debates about the grammatical work of the language, in the Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN (1998) in the Base Nacional Comum Curricular–BNCC (2016; 2018), the current document that conduct the teaching. It is a bibliographical research with a qualitative approach. As result, the research has a proposal of workshop about the sentence typology and the enuciator’s intentions developed to the continuing formation of teachers of the basic education that work in classes of the 6th year of elementary school.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11533
dc.date.accessioned2020-02-05T15:53:59Z
dc.date.available2020-02-05
dc.date.available2020-02-05T15:53:59Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectTipologia oracionalpt_BR
dc.subjectOficinapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEducação básica - formação de professorpt_BR
dc.subjectGrammarpt_BR
dc.subjectOrational typologypt_BR
dc.subjectWorkshoppt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectBasic education - teacher trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Lidiene da Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGrammar workshop: orational typology and the intentions of the speaker.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Lidiane da Silva. Oficina de gramática: tipologia oracional e as intenções do enunciador. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIDIENE DA SILVA ALVES. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2019.pdfLidiane da Silva Alves. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2019. 638.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.