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Title: Identidades fragmentadas: cultura e sociabilidades homoeróticas em Campina Grande.
Other Titles: Fragmented identities: culture and homoerotic sociability in Campina Grande.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Martinho Tota Filho Rocha de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MENEZES, Marilda Aparecida de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA FILHO, Alípio de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: VALLE, Carlos Guilherme Octaviano do.
Keywords: Homossexualidade;Identidade Subjetiva;Sociabilidade;Identidade Cultural;Fragmentos de Identidade;Sociabilidade Homoerótica;Homosexuality;Subjective Identity;Sociability;Cultural Identity;Identity Fragments;Homoerotic Sociability
Issue Date: May-2006
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Martinho Tota Filho Rocha de. Identidades fragmentadas: cultura e sociabilidades homoeróticas em Campina Grande. 230f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006.
???metadata.dc.description.resumo???: Penso que a antropologia não está próxima apenas da literatura, mas de outras modalidades artísticas como a fotografia e o cinema. Assim como a primeira, a investigação antropológica consiste no registro de flagrantes, momentos, instantâneos fixados pela analise. Como o segundo, a antropologia se encarrega de criar enredos aparentemente ordenados e absolutamente perspectivos e artificiais, visto que nenhuma realidade existe a priori e independente do olhar de quem a observa. E', portanto, com esta alusão que gostaria de concluir o presente trabalho. Ao longo de toda a pesquisa a qual começou antes mesmo de ser iniciada — isto e, sobre a qual passei a refletir antes de tomar-se objeto de investigação acadêmica —, conheci pessoas com quem muito aprendi e sem as quais não chegaria a lugar nenhum. Mas, longe de um quadro acabado. concluído, essas pessoas forneceram-me dados acima de tudo parciais, subjetivos, contingenciais. Provavelmente o conteúdo desta dissertação teria sido outro, caso eu tivesse entrevistado outros indivíduos ou ate mesmo as mesmas pessoas em momentos e espaços outros. Nesse sentido, portanto, simplesmente registrei imagens, enredos momentâneos e (fazendo jus ao tema deste estudo) fragmentados. Desse modo, não se trata de um estudo acerca dos homossexuais em Campina Grande nem dos frequentadores dos espaços de sociabilidade, visto que o meu recorte foi ainda mais limitado. Este trabalho, em suma baseou-se em pessoas, apenas em algumas pessoas, que, como todos nos, nada são; simplesmente estão. Ou seja não são essenciais concretas e ambulantes, mas sim acontecimentos regidos por projetos individuais fluidos e dinâmicos. Para finalizar, quero relembrar a famosa máxima que Marx tomou de Hegel, que consiste em "tudo que e solido desmancha no ar". E o que dizer, então. das identidades humanas sempre em movimento e nada solidas, que insistem em evolarem-se em cinzas esvaídas de qualquer sentido...
Abstract: I think that anthropology is not close only to literature, but to other artistic modalities such as photography and movie theater. Like the first, anthropological investigation consists of registering blatant, moments, snapshots fixed by the analysis. Like the second, anthropology is in charge of creating apparently orderly and absolutely perspective and artificial plots, since no reality exists a priori and independent of the eyes of those who observe it. AND', therefore, with this allusion that I would like to conclude the present work. Throughout the research which started before it was even started - that is, and on which I began to reflect before becoming the object of academic research - I met people with whom I learned and without which I would not get anywhere. But, far from a finished picture. concluded, these people provided me with above all partial, subjective data, contingency. Probably the content of this dissertation would have been different if I had interviewed other individuals or even the same people at times and spaces others. In this sense, therefore, I simply recorded images, momentary plots and (living up to the theme of this study) fragmented. Thus, it is not a study about homosexuals in Campina Grande or the regulars of sociability, since my profile was even more limited. This work, in short, was based in people, just a few people, who, like all of us, are nothing; simply They are. In other words, they are not concrete and mobile essentials, but events governed by fluid and dynamic individual designs. Finally, I want to recall the famous maxim that Marx took it from Hegel, which consists of "everything that is solid disintegrates in the air". And what to say, So. of human identities always in motion and nothing solid, which insist on evolve into ashes faded from any sense ...
Keywords: Homossexualidade
Identidade Subjetiva
Sociabilidade
Identidade Cultural
Fragmentos de Identidade
Sociabilidade Homoerótica
Homosexuality
Subjective Identity
Sociability
Cultural Identity
Identity Fragments
Homoerotic Sociability
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11538
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

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