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Title: Gestão do conhecimento no processo de concepção de IHC e uma nova abordagem para a obtenção de uma especificação conceitual da interação.
Other Titles: Knowledge management in the IHC design process and a new approach to obtain a conceptual specification of the interaction.
???metadata.dc.creator???: SUÁREZ, Pablo Ribeiro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LULA JÚNIOR, Bernardo.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: BARROS, Marcelo Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Evandro de Barros.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FURTADO, Maria Elizabeth Sucupira.
Keywords: Engenharia de Software;Interface Homem-Máquina;Gestão do Conhecimento;Software Engineering;Man-machine Interface;Knowledge Management
Issue Date: 16-Feb-2004
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SUÁREZ, P. R. Gestão do conhecimento no processo de concepção de IHC e uma nova abordagem para a obtenção de uma especificação conceitual da interação. 2004. 148 f. Dissertação (Mestrado em Informática) – Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2004. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11542
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo de um projetista de interface homem-computador deve ser produzir uma interface que torne o sistema fácil de aprender, fácil de entender e fácil de usar. Para atingir esse objetivo, o projetista necessita ter em mãos, de alguma forma, conhecimentos das mais variadas naturezas, tais como, conhecimentos sobre as tarefas, sobre os cenários em que elas se desenrolam, sobre as características e habilidades do usuário, sobre as melhores formas de realização das tarefas, sobre práticas de projetos, além dos conhecimentos de Informática específicos para o projeto e desenvolvimento de sistemas computacionais interativos. Nesse contexto, não apenas as naturezas, mas também as fontes dos conhecimentos são bastante diferentes: pessoas, guias de projeto, normas e padrões ergonômicos e relatórios de experiências de projeto, etc. A valorização e a exploração eficiente dos conhecimentos envolvidos no processo de concepção de IHC dependem essencialmente da definição e da adoção de métodos que permitam classificar, representar e integrar e utilizar efetivamente esses conhecimentos. As atuais metodologias empregadas na concepção de IHC, mesmo quando tratam da classificação e da representação dos conhecimentos envolvidos no processo, o fazem mediante a ausência de qualquer estratégia explícita de Gestão do Conhecimento (GC). Para facilitar a preparação dos projetistas de IHC para uma prática adequada de GC no processo de concepção de IHC e, em conseqüência, minimizar a carga de trabalho e o esforço cognitivo do projetista na realização de suas atividades de projeto de IHC, foi definida, neste trabalho de dissertação, uma metodologia de preparação dos atores de um ambiente de projeto de IHC para classificar, representar e integrar e utilizar os conhecimentos relevantes desse contexto. Em adição à metodologia de preparação foi proposta uma nova abordagem para o processo de obtenção de uma especificação conceitual da interação a partir das descrições da tarefa e do usuário. Nessa abordagem foi proposto um novo meta-modelo intermediário entre os metamodelos da tarefa e da interação baseado na estratégia de representação do conhecimento adotada e fundamentado em uma metáfora cênica. A validação dessa nova abordagem foi realizada mediante a produção de interfaces para tutoriais na web e a produção de interfaces para sistemas computacionais interativos, a exemplo de um sistema para controle de empréstimo de livros de uma biblioteca.
Abstract: The main objective of a human-computer interface’s designer should be to produce an interface that turns the system easy to learn, easy to understand and easy to use. To reach it, the designer needs to have in your hands, in some way, knowledge of the most varied natures, such as, knowledge about the tasks, the sceneries, the user's characteristics and abilities and the best forms of accomplishment of the tasks, besides the specific knowledge of Computer Science for the project and development of interactive systems. In the context of interface design not just the natures but the sources of the knowledge are also quite different: people, project guides, ergonomics norms and patterns and reports of project experiences. The valorization and the efficient exploration of the knowledge involved in the process of interface design depends essentially of definition and adoption of methods that allow to classify, to represent and to integrate and to use those knowledge. When the current methodologies used in interface design treat the knowledge classification and the knowledge representation make it by the absence of any explicit strategy of Knowledge Management (KM). To facilitate the designers' preparation for an appropriate practice of KM and to minimize their cognitive effort was defined a specific methodology. In this methodology were defined methods to classify, to represent and to integrate and to use the important knowledge of that context. In addition to the preparation methodology a new approach was proposed for the process of obtaining an interaction’s conceptual specification starting from the description of the task. In that approach a new model was proposed based on the representation method adopted and in a scenic metaphor. The validation of the new approach was accomplished by the production of interfaces for web tutorials and interactive systems.
Keywords: Engenharia de Software
Interface Homem-Máquina
Gestão do Conhecimento
Software Engineering
Man-machine Interface
Knowledge Management
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11542
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