Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11542
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSUÁREZ, P. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9197555912095838pt_BR
dc.contributor.advisor1LULA JÚNIOR, Bernardo.-
dc.contributor.advisor1IDLULA JR, B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1465309727421021pt_BR
dc.contributor.advisor2BARROS, Marcelo Alves de.-
dc.contributor.advisor2IDBARROS, M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1101332313551029pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Evandro de Barros.-
dc.contributor.referee2FURTADO, Maria Elizabeth Sucupira.-
dc.description.resumoO objetivo de um projetista de interface homem-computador deve ser produzir uma interface que torne o sistema fácil de aprender, fácil de entender e fácil de usar. Para atingir esse objetivo, o projetista necessita ter em mãos, de alguma forma, conhecimentos das mais variadas naturezas, tais como, conhecimentos sobre as tarefas, sobre os cenários em que elas se desenrolam, sobre as características e habilidades do usuário, sobre as melhores formas de realização das tarefas, sobre práticas de projetos, além dos conhecimentos de Informática específicos para o projeto e desenvolvimento de sistemas computacionais interativos. Nesse contexto, não apenas as naturezas, mas também as fontes dos conhecimentos são bastante diferentes: pessoas, guias de projeto, normas e padrões ergonômicos e relatórios de experiências de projeto, etc. A valorização e a exploração eficiente dos conhecimentos envolvidos no processo de concepção de IHC dependem essencialmente da definição e da adoção de métodos que permitam classificar, representar e integrar e utilizar efetivamente esses conhecimentos. As atuais metodologias empregadas na concepção de IHC, mesmo quando tratam da classificação e da representação dos conhecimentos envolvidos no processo, o fazem mediante a ausência de qualquer estratégia explícita de Gestão do Conhecimento (GC). Para facilitar a preparação dos projetistas de IHC para uma prática adequada de GC no processo de concepção de IHC e, em conseqüência, minimizar a carga de trabalho e o esforço cognitivo do projetista na realização de suas atividades de projeto de IHC, foi definida, neste trabalho de dissertação, uma metodologia de preparação dos atores de um ambiente de projeto de IHC para classificar, representar e integrar e utilizar os conhecimentos relevantes desse contexto. Em adição à metodologia de preparação foi proposta uma nova abordagem para o processo de obtenção de uma especificação conceitual da interação a partir das descrições da tarefa e do usuário. Nessa abordagem foi proposto um novo meta-modelo intermediário entre os metamodelos da tarefa e da interação baseado na estratégia de representação do conhecimento adotada e fundamentado em uma metáfora cênica. A validação dessa nova abordagem foi realizada mediante a produção de interfaces para tutoriais na web e a produção de interfaces para sistemas computacionais interativos, a exemplo de um sistema para controle de empréstimo de livros de uma biblioteca.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleGestão do conhecimento no processo de concepção de IHC e uma nova abordagem para a obtenção de uma especificação conceitual da interação.pt_BR
dc.date.issued2004-02-16-
dc.description.abstractThe main objective of a human-computer interface’s designer should be to produce an interface that turns the system easy to learn, easy to understand and easy to use. To reach it, the designer needs to have in your hands, in some way, knowledge of the most varied natures, such as, knowledge about the tasks, the sceneries, the user's characteristics and abilities and the best forms of accomplishment of the tasks, besides the specific knowledge of Computer Science for the project and development of interactive systems. In the context of interface design not just the natures but the sources of the knowledge are also quite different: people, project guides, ergonomics norms and patterns and reports of project experiences. The valorization and the efficient exploration of the knowledge involved in the process of interface design depends essentially of definition and adoption of methods that allow to classify, to represent and to integrate and to use those knowledge. When the current methodologies used in interface design treat the knowledge classification and the knowledge representation make it by the absence of any explicit strategy of Knowledge Management (KM). To facilitate the designers' preparation for an appropriate practice of KM and to minimize their cognitive effort was defined a specific methodology. In this methodology were defined methods to classify, to represent and to integrate and to use the important knowledge of that context. In addition to the preparation methodology a new approach was proposed for the process of obtaining an interaction’s conceptual specification starting from the description of the task. In that approach a new model was proposed based on the representation method adopted and in a scenic metaphor. The validation of the new approach was accomplished by the production of interfaces for web tutorials and interactive systems.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11542-
dc.date.accessioned2020-02-05T17:53:03Z-
dc.date.available2020-02-05-
dc.date.available2020-02-05T17:53:03Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEngenharia de Softwarept_BR
dc.subjectInterface Homem-Máquinapt_BR
dc.subjectGestão do Conhecimentopt_BR
dc.subjectSoftware Engineeringpt_BR
dc.subjectMan-machine Interfacept_BR
dc.subjectKnowledge Managementpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSUÁREZ, Pablo Ribeiro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeKnowledge management in the IHC design process and a new approach to obtain a conceptual specification of the interaction.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSUÁREZ, P. R. Gestão do conhecimento no processo de concepção de IHC e uma nova abordagem para a obtenção de uma especificação conceitual da interação. 2004. 148 f. Dissertação (Mestrado em Informática) – Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2004. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11542pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PABLO RIBEIRO SUÁREZ – DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2004.pdfPablo Ribeiro Suárez - Dissertação (PPGCC) 2004.1.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.