Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11562
Title: A sistematização da oralidade na perspectiva dos Multiletramentos em sala de aula.
Other Titles: The systematization of orality from the perspective of multi-tools in the classroom.
???metadata.dc.creator???: ABREU, Joelma Maria de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Abdoral Inácio da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LOPES, Maria Rozilene Alves.
Keywords: Língua Portuguesa;Gêneros textuais;Multiletramento;Oralidade;Prática docente;Portuguese language;Textual genres;Multiliteration;Orality;Teaching practice
Issue Date: 26-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ABREU, Joelma Maria de. A sistematização da oralidade na perspectiva dos multiletramentos em sala de aula. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem por objetivo compreendermos a importância da prática docente em relação ao trabalho sistematizado com os gêneros textuais, em especial os orais, na perspectiva do letramento e multiletramentos em sala de aula. Com isso, observamos uma necessidade de aperfeiçoamento das práticas de ensino, de forma organizada, para a obtenção do conhecimento ao que compete à interação sócio-comunicativa. Para fundamentarmos a pesquisa, os autores que nos embasaram foram: Soares (2012), Kleiman (1995), Rojo (2012), Antunes (2003), Marcuschi (2008), Ângela Paiva (1995), PCN (1997) e a BNNC (2018), entre outros que exploram temáticas que auxiliam o melhor desempenho dos professores em sala de aula. A metodologia consta de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, e de natureza básica. Como resultado, apresentamos uma proposta de intervenção, com o gênero entrevista, para ser apresentada a docentes do 9º ano do Ensino Fundamental II, na perspectiva dos (multi)letramentos. Com isso foi possível comprovarmos a importância de um processo de ensino-aprendizagem, advindo do uso das tecnologias digitais, da cultura, valores e conhecimentos prévios dos alunos, como ferramentas motivadoras e dinâmicas.
Abstract: This research aims to understand the importance of teaching practice in relation to systematized work with textual genres, especially oral ones, from the perspective of literacy and multiliteracies in the classroom. With this, we observe a need to improve teaching practices, in an organized way, to obtain the knowledge that corresponds to the socio- communicative interaction. In support the research, the authors who based us were Soares (2012), Kleiman (1995), Rojo (2012), Antunes (2003), Marcuschi (2008), Ângela Paiva (1995), PCN (1997) and the BNCC (2018), among others that explore themes that subsidize the best performance of teachers in the classroom. The methodology consists of a bibliographical research, of qualitative nature, and of a basic nature. As a result, we present a proposal of intervention, with the genre interview, to be presented to teachers of the 9th grade of Elementary School, from the perspective of (multi)literacy. With this, it was possible to prove the importance of a teaching-learning process, resulting from the use of digital technologies, culture, values and previous knowledge of the students, as motivating and dynamic tools.
Keywords: Língua Portuguesa
Gêneros textuais
Multiletramento
Oralidade
Prática docente
Portuguese language
Textual genres
Multiliteration
Orality
Teaching practice
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras-Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11562
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOELMA MARIA DE ABREU. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS- LÍNGUA PORTUGUESA.2019.pdfJoelma Maria de Abreu. TCC. Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa.2019.562.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.