Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11568
Title: A evolução histórica da ortografia da língua portuguesa:Implicações para o ensino.
Other Titles: The historical evolution of Portuguese spelling: Implications for teaching.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Andreza Figueiredo do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Abdoral Inácio da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, Francisca Damiana Formiga.
Keywords: Ortografia - historia;Língua portuguesa - ortografia;Língua latina;Ortografia - ensino;Spelling - history;Portuguese language - spelling;Language latina;Spelling - Teaching
Issue Date: 3-Jul-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Andreza Figueiredo do. A evolução histórica da ortografia da língua portuguesa:Implicações para o ensino.2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho aborda os aspectos históricos da ortografia levando em consideração a evolução desde o latim clássico, passando pelo latim vulgar, galego- português, português arcaico até o português contemporâneo. Para isso, traçamos como objetivo geral analisar a evolução histórica da ortografia da língua portuguesa para perceber como essas mudanças são significativas para o ensino efetivo da ortografia. Nesse sentido, definimos como objetivos específicos: descrever as transformações ortográficas que ocorreram durante a expansão do Império Romano até a chegada a Península Ibérica; conhecer os três períodos pelos quais a ortografia da língua portuguesa se modificou: o fonético, o pseudoetimológico e simplificado e sugerir possibilidades de abordagens de um ensino contextualizado da ortografia, considerando os aspectos de regularidades e irregularidades da língua. A pesquisa é de cunho qualitativo, pois não pretende quantificar dados para obtenção de resultados, e é bibliográfica, pois é baseada em obras já publicadas. Como aparato teórico, nos ancoramos em Coutinho (2011), Cardeira (2005) e Gonçalves (2007) para tratar da história da língua latina e dos processos históricos de transformação do português, Bagno (2007) com o olhar histórico e social quanto ao ensino de língua materna, e Morais (2008) e Monteiro (2008) com instruções direcionadas ao docente de língua portuguesa no que se refere ao ensino de ortografia. Assim, através dessas concepções teóricas que enriquecem as pesquisas acerca da nossa língua, pretendemos sugerir possíveis abordagens por parte do docente que considerem os conhecimentos prévios dos discentes, levando em consideração também todo o processo evolutivo e histórico da ortografia no ambiente escolar.
Abstract: The present work deals with the historical aspects of orthography considering the evolution from the Classic Latin, passing through the Vulgar Latin, Galician- Portuguese, Archaic Portuguese until contemporary Portuguese. For this, we have as a general objective to analyze the historical evolution of Portuguese orthography to understand how these changes are significant for the effective teaching of orthography. In this sense, we defined as specific objectives: to describe the orthographic transformations that occurred during the expansion of the Roman Empire until the arrival in Iberian Peninsula; to know the three periods by which the orthography of the Portuguese language has changed: the phonetic, the pseudo- etymological and simplified; and to suggest possibilities of contextualized teaching of orthography, considering the aspects of regularities and irregularities of the language. The research is qualitative as it does not intend to quantify data to obtain results, and it is bibliographical, since it is based on works already published. As a theoretical apparatus we anchor in Coutinho (2011), Cardeira (2005) and Gonçalves (2007) to deal with the history of the Latin language and the historical processes of transformation of the Portuguese language; Bagno (2007) with the historical and social perspective of mother tongue teaching; and Morais (2008) and Monteiro (2008) with instructions directed to the Portuguese teacher regarding the teaching of orthography. Thus, through these theoretical conceptions that enrich the research about our language, we intend to suggest possible teaching approaches that consider the previous knowledge of the students, taking into account also the entire evolutionary and historical process of orthography in the school environment.
Keywords: Ortografia - historia
Língua portuguesa - ortografia
Língua latina
Ortografia - ensino
Spelling - history
Portuguese language - spelling
Language latina
Spelling - Teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11568
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANREZA FIGUEIREDO DO NASCIMENTO. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA.2019.pdfAndreza Figueiredo do Nascimento. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2019.536.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.