Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11569
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1IDLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646917365525968pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Jaerly Dias Rolim de.
dc.contributor.referee2SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo geral colaborar para uma formação continuada de professores do ensino básico através da estruturação de uma oficina sobre o substantivo, ancorada nos gêneros textuais. Para atender este objetivo, elencamos os conceitos do nome substantivo para a gramática normativa e para a gramática descritiva mattosiana; selecionamos os gêneros para a proposta de estudo na oficina do nome substantivo; estruturamos uma oficina de estudo para professores do Ensino Fundamental sobre o nome substantivo a partir dos gêneros. A pesquisa está fundamentada, principalmente, nas postulações teóricas do linguista Camara Jr (2011) e também em outros teóricos que abordam a temática. Em relação à natureza do trabalho, a pesquisa pode ser denominada de bibliográfica, uma vez que se utiliza de postulações teóricas já elaboradas. As categorias utilizadas para trabalhar com o substantivo foram os três critérios definidos por Camara Jr. (2011): o mórfico, que diz respeito á forma dos vocábulos; o semântico, relacionado ao sentido; e o sintático, que se refere à função das palavras em relação a outros termos. A pesquisa apresenta como produto final uma oficina direcionada aos professores do Ensino Fundamental, visando contribuir com a atuação dos docentes a respeito do nome substantivo. Como resultado da pesquisa, construímos uma oficina de gramática destinada aos professores, na qual priorizamos o trabalho com o nome substantivo, sem, no entanto, negar-se ao estudo dos demais nomes (adjetivo e advérbio). A oficina trabalhou a gramática, mas por meio de textos, o que acreditamos trazer maiores resultados para o aprendiz no que respeita à análise da língua.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleGramática e formação docente: uma oficina sobre substantivo para professores do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2019-06-12
dc.description.abstractThis research has as general objective to collaborate for a continuous formation of teachers of the basic education through the structuring of a workshop on the substantive, anchored in the textual genres. In order to fulfill this objective, we list the concepts of the substantive noun for normative grammar and for the Mattosiana descriptive grammar; we selected the genders for the study proposal in the substantive name workshop; we structured a study workshop for teachers of the Elementary School on the name substantive from the genres. The research is based mainly on the theoretical postulates of the linguist Camara Jr (2011) and also in other theorists who approach the subject. Regarding to the nature of the work, the research can be called bibliographical, since it uses theoretical postulations already elaborated. The categories used to work with the noun were the three criteria defined by Camara Jr (2011): the morphic, which concerns the form of the words; the semantic, related to sense; and the syntactic, which refers to the function of words in relation to other terms. The research presents as final product a workshop directed to teachers of Elementary School, aiming to contribute to the teachers' performance regarding the substantive name. As a result of the research, we built a grammar workshop for teachers, in which we prioritize the work with the substantive name, without, however, refusing to study the other names (adjective and adverb). The workshop worked on the grammar, but through texts, which we believe will bring greater results to the learner with regard to language analysis.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11569
dc.date.accessioned2020-02-06T15:06:16Z
dc.date.available2020-02-06
dc.date.available2020-02-06T15:06:16Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectSubstantivopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectOficina de gramáticapt_BR
dc.subjectGrammarpt_BR
dc.subjectNounpt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectGrammar workshoppt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLEITE, Maria Edinete Alves.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGrammar and teacher education: a substantive workshop for elementary school teachers.pt_BR
dc.identifier.citationLEITE, Maria Edinete Alves. Gramática e formação docente: uma oficina sobre substantivo para professores do ensino fundamental. 2019. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA EDINETE ALVES LEITE. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2019.pdfMaria Edinete Alves Leite. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2019. 1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.