Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11577
Title: A importância do trabalho de campo para o processo de ensino- aprendizagem na Geografia.
Other Titles: The importance of fieldwork for the teaching-learning process in Geography.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Maria Tatiane Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Alves, Cícera Cecilia Esmeraldo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
Keywords: Geografia - ensino;Trabalho em campo;Metodologia de ensino;Geography - teaching;Field work;Methodology teaching
Issue Date: 27-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Maria Tatiane Ferreira de. A importância do trabalho de campo para o processo de ensino-aprendizagem na Geografia .2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho de campo permite a aproximação entre o objeto estudado e o indivíduo, constituindo um importante elemento para o processo ensino-aprendizagem. O campo se faz um excelente ambiente de ensino, uma vez que possibilita uma maior compreen- são e conexão dos conteúdos trabalhados em sala de aula com uma realidade complexa, possibilita maior socialização entre os alunos e dinamiza o trabalho do professor. A pre- sente pesquisa tem como objetivo realizar uma discussão sobre as contribuições dos trabalhos de campo como metodologia de ensino para a geografia A pesquisa foi desen- volvida a partir de uma discursão teórica sobre o assunto, objetivando analisar as prin- cipais contribuições da utilização do trabalho de campo enquanto metodologia no ensi- no de Geografia para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Seguido de um relato de experiência de um trabalho de campo que foi realizado no município de Aparecida- PB onde foi possível notar a importância da realização do mesmo para dinamizar o en- sino da geografia.
Abstract: The fieldwork allows the approximation between the studied object and the individual, constituting an important element for the teaching-learning process. The field is an ex- cellent teaching environment, as it enables a greater understanding and connection of classroom content with a complex reality, enables greater socialization among students and streamlines the work of the teacher. This research aims to conduct a discussion about the contributions of fieldwork as a teaching methodology for geography. The re- search was developed from a theoretical discourse on the subject, aiming to analyze the main contributions of the use of geography. fieldwork as a methodology for teaching geography to facilitate the teaching-learning process. Followed by an experience report of a fieldwork that was carried out in the municipality of Aparecida-PB where it was possible to notice the importance of its accomplishment to boost the teaching of geogra- phy.
Keywords: Geografia - ensino
Trabalho em campo
Metodologia de ensino
Geography - teaching
Field work
Methodology teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11577
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA TATIANE FERREIRA DE OLIVEIRA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2019.pdfMaria Tatiane Ferreira de Oliveira. TCC. Licenciatura em Geografia.2019. 1.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.