Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11577
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alves, Cícera Cecilia Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1IDALVES, C. C. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4727172806308807pt_BR
dc.contributor.referee1DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.referee2BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.description.resumoO trabalho de campo permite a aproximação entre o objeto estudado e o indivíduo, constituindo um importante elemento para o processo ensino-aprendizagem. O campo se faz um excelente ambiente de ensino, uma vez que possibilita uma maior compreende- são e conexão dos conteúdos trabalhados em sala de aula com uma realidade complexa, possibilita maior socialização entre os alunos e dinamiza o trabalho do professor. A pre- sente pesquisa tem como objetivo realizar uma discussão sobre as contribuições dos trabalhos de campo como metodologia de ensino para a geografia A pesquisa foi desen- volvida a partir de uma discussão teórica sobre o assunto, objetivando analisar as prin- cipais contribuições da utilização do trabalho de campo enquanto metodologia no ensi- no de Geografia para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Seguido de um relato de experiência de um trabalho de campo que foi realizado no município de Aparecida- PB onde foi possível notar a importância da realização do mesmo para dinamizar o en- sino da geografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleA importância do trabalho de campo para o processo de ensino- aprendizagem na Geografia.pt_BR
dc.date.issued2019-11-27
dc.description.abstractThe fieldwork allows the approximation between the studied object and the individual, constituting an important element for the teaching-learning process. The field is an ex- cellent teaching environment, as it enables a greater understanding and connection of classroom content with a complex reality, enables greater socialization among students and streamlines the work of the teacher. This research aims to conduct a discussion about the contributions of fieldwork as a teaching methodology for geography. The re- search was developed from a theoretical discourse on the subject, aiming to analyze the main contributions of the use of geography. fieldwork as a methodology for teaching geography to facilitate the teaching-learning process. Followed by an experience report of a fieldwork that was carried out in the municipality of Aparecida-PB where it was possible to notice the importance of its accomplishment to boost the teaching of geogra- phy.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11577
dc.date.accessioned2020-02-06T15:43:39Z
dc.date.available2020-02-06
dc.date.available2020-02-06T15:43:39Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeografia - ensinopt_BR
dc.subjectTrabalho em campopt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectGeography - teachingpt_BR
dc.subjectField workpt_BR
dc.subjectMethodology teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Maria Tatiane Ferreira de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of fieldwork for the teaching-learning process in Geography.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Tatiane Ferreira de. A importância do trabalho de campo para o processo de ensino-aprendizagem na Geografia .2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA TATIANE FERREIRA DE OLIVEIRA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2019.pdfMaria Tatiane Ferreira de Oliveira. TCC. Licenciatura em Geografia.2019. 1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.