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Title: Relação entre gestão por competência e treinamento: uma pesquisa junto aos técnicos administrativos da UFCG/CDSA.
Other Titles: Relationship between management by competence and training: a survey with the administrative technicians of UFCG / CDSA.
???metadata.dc.creator???: BARROS, Jéssica Ribeiro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Allan Gustavo Freire da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SAMPAIO, Walléria Viana.
Keywords: Gestão de pessoas;Gestão por competências;Gestão Pública;Treinamento de pessoas;Desenvolvimento de pessoal;Recursos humanos e setor público;People management;Competency management;Public administration;People training;Staff development;Human resources and public sector
Issue Date: 9-Oct-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARROS, Jéssica Ribeiro. Relação entre gestão por competência e treinamento: uma pesquisa junto aos técnicos administrativos da UFCG/CDSA. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Empregando a abordagem do modelo de gestão de pessoas baseada em competências, este trabalho apresenta uma pesquisa que possui como objetivo geral captar a percepção dos servidores técnicos – administrativos em educação (TAE’s), lotados no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) campus da cidade de Sumé –PB da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), sobre o grau de adequação entre os cursos de capacitação oferecidos pela Universidade e as competências necessárias para desempenhar as funções exigidas por seus cargos. Para isto, foram utilizados questionários estruturados, a fim de captar a satisfação dos servidores TAE’s sobre os Conhecimentos, Habilidades e Atitudes desenvolvidas nos cursos e treinamentos de aperfeiçoamento e capacitação de pessoal, e coletados dados em uma amostra obtida pelas respostas de 25 servidores, o equivalente a 58% do total de servidores do campus. Foram calculadas a Moda da frequência das respostas de cada seção do questionário representada pelas características de Competências (Conhecimentos, Habilidades de Atitudes), assim como, o número de participação de cursos, o acesso às informações dos cursos para os determinados cargos, e o espaço para sugestão de novos cursos a serem realizados, e por fim o grau de adequação entre as competências (CHA) e os cursos realizados, que resultou em uma adequação “Moderada”. Dentre os resultados, constatou-se um gap entre os cursos oferecidos pela instituição e as necessidades dos cargos desempenhados. Ao final, são apontadas as limitações do trabalho e sugestões para novas pesquisas.
Abstract: Using the competency - based people management model approach, this paper presents a research that has as its general objective to capture the perception of the technical - administrative employees in education (TAE), housed at the Semiarid Sustainable Development Center (CDSA) campus of city of Sumé –PB of the Federal University of Campina Grande (UFCG), on the degree of adequacy between the training courses offered by the University and the skills required to perform the duties required by their positions. For this, structured questionnaires were used in order to capture the satisfaction of TAE's servers about the Knowledge, Skills and Attitudes developed in the courses and training of staff development and qualification, and collected data in a sample obtained by the answers of 25 servers, the equivalent to 58% of total campus servers. The mode of frequency of the answers of each section of the questionnaire represented by the characteristics of Competences (Knowledge, Attitudes Skills), as well as the number of courses participation, the access to the course information for the determined positions, and the space were calculated. to suggest new courses to be taken, and finally the degree of adequacy between the competencies (CHA) and the courses taken, which resulted in a “Moderate” adequacy. At the end, the work limitations and suggestions for further research are pointed out.
Keywords: Gestão de pessoas
Gestão por competências
Gestão Pública
Treinamento de pessoas
Desenvolvimento de pessoal
Recursos humanos e setor público
People management
Competency management
Public administration
People training
Staff development
Human resources and public sector
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11583
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

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