Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11608
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSARAIVA, E. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1725353360244201pt_BR
dc.contributor.advisor1PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1IDPESSOA, Rodrigo Bezerra.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290402081480027pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.referee2AMÂNCIO, Micaelle.
dc.description.resumoEste trabalho, fruto de um Projeto de Pesquisa que estuda a iniciação à docência, tem como propósito central analisar o início da trajetória profissional dos professores de Geografia, considerando seus percursos de formação inicial e os desafios relacionados ao contexto de atuação onde estão inseridos, e mais especificamente: Investigar as contribuições da formação inicial para a atuação profissional docente, a fim de identificar os desafios resultantes das disparidades entre o conhecimento construído na graduação e a realidade escolar; Compreender como as condições de trabalho, vivenciadas no dia a dia na escola, podem dificultar ou facilitar o trabalho do professor iniciante, e Identificar as principais dificuldades do professor em início de carreira relacionadas ao contexto social, político e econômico em que estão inseridos. Os professores, protagonistas da pesquisa, são licenciados pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras - PB, e tem no máximo, três anos de atuação. O referencial teórico em que a pesquisa se baseia envolve contribuições sobre questões relativas à formação docente e ao período inicial da atividade profissional do professor de Geografia. No que se refere à escolha metodológica, optamos por uma pesquisa de abordagem predominantemente qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de caso. A coleta do material de análise foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira etapa, aplicamos um questionário a um conjunto cinco professores, com o objetivo de caracterizar seu perfil. Na segunda etapa, encaminhamos a investigação por meio de entrevista semi-estruturada, fundamentada na trajetória pessoal, formativa e profissional dos professores, nos motivos que nortearam a escolha pela Licenciatura em Geografia como Curso Superior, e nas principais dificuldades sentidas no período inicial da carreira. Os resultados da pesquisa revelaram, entre outros aspectos, que a formação acadêmica tem se apresentado, em muitos momentos, distanciada da realidade prática em que os docentes irão atuar, resultando no agravamento do “choque de realidade” e desencadeando uma série de dificuldades que afetam o profissional físico, mental e emocionalmente. Em função disso, fica evidente a importância de projetos, políticas e programas que apoiem e promovam o desenvolvimento pessoal/profissional dos professores desde a formação inicial e nos primeiros anos da carreira docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleProfessores de geografia em início de carreira: principais desafios relacionados ao contexto da formação e atuação inicial docente.pt_BR
dc.date.issued2019
dc.description.abstractThis work, the result of a Research Project that studies the initiation to teaching, has as its main purpose to analyze the beginning of the professional career of geography teachers, considering their initial formation pathways and the challenges related to the context of performance where they are inserted, and more specifically: Investigate the contributions of initial education to professional teaching performance, in order to identify the challenges resulting from the disparities between the knowledge built in undergraduate education and the school reality; Understand how the working conditions, experienced in everyday life at school, can hinder or facilitate the work of the beginning teacher, and Identify the main difficulties of the beginning teacher related to the social, political and economic context in which they are inserted. The teachers, protagonists of the research, are licensed by the Federal University of Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras - PB, and has a maximum of three years of experience. The theoretical framework on which the research is based involves contributions on issues related to teacher education and the initial period of the Geography teacher's professional activity. Regarding the methodological choice, we opted for a predominantly qualitative approach research, developed through a case study. The collection of analysis material was developed in two steps. In the first step, we applied a questionnaire to a group of five teachers, with the objective of characterizing their profile. In the second stage, we conducted the investigation through semi-structured interviews, based on the personal, formative and professional trajectory of the teachers, the reasons that guided the choice of the Degree in Geography as a Higher Course, and the main difficulties felt in the early period of the career. The research results revealed, among other aspects, that the academic formation has been, in many moments, far from the practical reality in which the teachers will act, resulting in the worsening of the “reality shock” and triggering a series of difficulties that affect the professional physically, mentally and emotionally. Due to this, the importance of projects, policies and programs that support and promote the personal / professional development of teachers from the initial formation and in the early years of the teaching career is evident.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11608
dc.date.accessioned2020-02-07T10:56:08Z
dc.date.available2020-02-07
dc.date.available2020-02-07T10:56:08Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectProfessores iniciantespt_BR
dc.subjectProfessores de Geografiapt_BR
dc.subjectIniciação à docênciapt_BR
dc.subjectFormação Inicialpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectBeginning teacherspt_BR
dc.subjectGeography Teacherspt_BR
dc.subjectInitiation to teachingpt_BR
dc.subjectInitial formationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSARAIVA, Eliziana Vieira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEarly-career geography teachers: main challenges related to the context of initial teacher training and performance.pt_BR
dc.identifier.citationSARAIVA, Eliziana Vieira. Professores de geografia em início de carreira: principais desafios relacionados ao contexto da formação e atuação inicial docente. 2019. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIZIANA VIEIRA SARAIVA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2019.pdfEliziana Vieira Saraiva. TCC. Licenciatura em Geografia.2019. 730.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.