Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11612
Title: Criatividade na educação infantil: o que pensam as professoras da cidade de Cajazeiras- PB.
Other Titles: Creativity in early childhood education: what teachers in the city of Cajazeiras-PB think.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Heloisa da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
Keywords: Educação infantil;Criatividade;Criança- desenvolvimento;Formação de professores;Child education;Creativity;Child development;Teacher training
Issue Date: 27-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Heloisa da Silva. Criatividade na educação infantil: o que pensam as professoras da cidade de Cajazeiras- PB. 2019. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: A criatividade faz parte do processo de desenvolvimento integral da criança é um dos aspectos trabalhados em creches e pré-escolas de todos os países, com o intuito de que a criança seja um sujeito criativo, capaz de solucionar problemas e de se expressar na sociedade. Assim, busca-se entender como a criatividade está posta no plano de atividades do processo de desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil. Para isto, este trabalho tem como objetivo geral analisar como as professoras das creches pré-escolas pública da cidade de Cajazeiras – PB concebem a criatividade na Educação Infantil; e específicos, identificar, por meio do planejamento, como os docentes trabalham a criatividade e verificar a frequência e intensidade em que os docentes trabalham a criatividade com as crianças. Para a fundamentação teórica utilizamos Ostrower (2001), Fleith e Alencar (2005), Nunes, Corsino e Didonet (2011), Vygotsky (2012). Constitui-se como pesquisa de campo e com abordagem quantiqualitativa. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se de um questionário sociodemográfico, e uma entrevista semiestruturada aplicado a 32 professoras. Após a análise de dados verificou-se que a criatividade está presente nas Creches e pré-escolas do município de Cajazeiras-PB e que as professoras compreendem como: “criar e inventar coisas novas” (12 professoras); inovar (06); imaginação (05); é renovar, mudar de estratégias ou motivação (03); é inserir o lúdico na sala de aula (02); três professoras permitem inferir que a técnica do improviso está presente nas suas práticas docentes. Conclui-se que a discussão proposta por esta pesquisa abre caminho para estudos futuros, mais aprofundados, relacionados à criatividade nas creches e pré- escolas do estado.
Abstract: Creativity is part of the process of integral development of the child and is one of the aspects worked in kindergartens and preschools of all countries, aiming at the child being a creative subject, capable of solving problems and expressing themselves in society. Thus, we seek to understand how creativity is placed in the activity plan of the process of integral development of children in early childhood education. For this, this work has as general objective to analyze how the teachers of the public preschools of the city of Cajazeiras - PB conceive the creativity in the kindergarten; and specific, to identify through planning how teachers work creativity and to verify the frequency and intensity at which teachers work creativity with children. For the theoretical foundation we use Ostrower (2001), Fleith and Alencar (2005), Nunes, Corsino and Didonet (2011), Vygotsky (2012). It is a field research with a quantitative and qualitative approach. As a data collection instrument, we used a sociodemographic questionnaire and a semi-structured interview applied to 32 teachers. After data analysis it was found that creativity is present in day care centers and preschools in the city of Cajazeiras-PB and that teachers understand how to: “create and invent new things” (12 teachers); innovate (06); imagination (05); it is renewing, changing strategies or motivation (03); is to insert the playful in the classroom (02); Three teachers allow us to infer that the improvisation technique is present in their teaching practices. It is concluded that the discussion proposed by this research opens the way for future, more in-depth studies related to creativity in state day care centers and preschools .
Keywords: Educação infantil
Criatividade
Criança- desenvolvimento
Formação de professores
Child education
Creativity
Child development
Teacher training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11612
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HELOISA DA SILVA FERREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2019.pdfHeloisa da Silva Ferreira. Monografia Pedagogia. CFP 2019.446.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.