Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11614
Title: A pedagogia de projetos aplicada ao ensino de Química na Escola Celso Mariz em Sousa - PB.
Other Titles: Project pedagogy applied to Chemistry teaching at Escola Celso Mariz in Sousa - PB.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Patrícia Poliane de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Everton Vieira da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LEITÃO , Ezequiel Fragoso Vieira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Agle Katarinne Souza da.
Keywords: Pedagogia dos projetos;Química na educação básica;Funções orgânicas;Protagonismo;Oficinas;Metodologias;Pedagogy of projects;Chemistry in basic education;Organic functions;Protagonism;Workshops;Methodologies
Issue Date: 21-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Patrícia Poliane de. A pedagogia de projetos aplicada ao ensino de Química na Escola Celso Mariz em Sousa - PB. 2019. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: A pedagogia de projetos é uma estratégia de ensino e aprendizagem que se aplica as demandas da educação para o século XXI, visto que cria e favorece os espaços para os usos de metodologias ativas, colocando o aluno como protagonista no processo de construção dos conhecimentos. Nesse sentido, este trabalho teve por objetivo compreender a pedagogia de projetos como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem de química na educação básica. Para isso, utilizou-se como percurso metodológico o projeto intitulado “Aprendendo Química sob um novo olhar: Funções orgânicas” que foi desenvolvido por meio de três oficinas temáticas, tendo como conteúdo estruturante um recorte da química orgânica, as funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas, com 15 alunos da Escola Celso Mariz situada na cidade de Sousa-PB. Sendo classificada como uma pesquisa bibliográfica e explicativa com abordagem quali-quantitativa, em que foi possível trabalhar com algumas metodologias como a problematização, contextualização, uso de aplicativos e a experimentação, uma vez que durante a execução das oficinas os alunos compreendiam que a química não é apenas uma disciplina teórica, mas que possui um envolvimento com o mundo externo. Por isso, é possível inferir que a pedagogia de projeto pode possibilitar o processo ensino aprendizado em química se apresentando como um importante instrumento para organização e sistematização de conteúdo a partir de temas relevantes para o aluno, bem como, torna-lo responsável pela sua aprendizagem a partir do momento em que propõe conteúdos para pesquisa e discussão e facilitando a construção de conhecimentos.
Abstract: The pedagogy of projects is a teaching and learning strategy that applies the demands of education for the 21st century, since it creates and favors spaces for the use of active methodologies, placing the student as a protagonist in the process of building knowledge. In this sense, this work aimed to understand the pedagogy of projects as a didactic resource in the process of teaching and learning chemistry in basic education. To this end, the project entitled "Learning Chemistry from a New Perspective" was used as a methodological route: Organic functions" which was developed through three thematic workshops, having as structuring content a cut of organic chemistry, oxygenated and nitrogenous organic functions, with 15 students from Celso Mariz School located in the city of Sousa-PB. Being classified as a bibliographic and explanatory research with quali-quantitative approach, in which it was possible to work with some methodologies such as problematization, contextualization, use of applications and experimentation, since during the execution of the workshops the students understood that chemistry is not only a theoretical discipline, but that it has an involvement with the outside world. Therefore, it is possible to infer that the project pedagogy can enable the teaching learning process in chemistry presenting itself as an important instrument for organizing and systematizing content from topics relevant to the student, as well as, make it responsible for its learning from the moment it proposes content for research and discussion and facilitating the construction of knowledge.
Keywords: Pedagogia dos projetos
Química na educação básica
Funções orgânicas
Protagonismo
Oficinas
Metodologias
Pedagogy of projects
Chemistry in basic education
Organic functions
Protagonism
Workshops
Methodologies
???metadata.dc.subject.cnpq???: Química.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11614
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PATRÍCIA POLIANE DE OLIVEIRA. TCC. LICENCIATURA EM QUÍMICA.2019.pdfPatrícia Poliane de Oliveira. TCC. Licenciatura em Química.2019. 998.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.