Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11614
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9980574424941336pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Everton Vieira da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, E. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4274801533745465pt_BR
dc.contributor.referee1LEITÃO , Ezequiel Fragoso Vieira.
dc.contributor.referee2SILVA, Agle Katarinne Souza da.
dc.description.resumoA pedagogia de projetos é uma estratégia de ensino e aprendizagem que se aplica as demandas da educação para o século XXI, visto que cria e favorece os espaços para os usos de metodologias ativas, colocando o aluno como protagonista no processo de construção dos conhecimentos. Nesse sentido, este trabalho teve por objetivo compreender a pedagogia de projetos como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem de química na educação básica. Para isso, utilizou-se como percurso metodológico o projeto intitulado “Aprendendo Química sob um novo olhar: Funções orgânicas” que foi desenvolvido por meio de três oficinas temáticas, tendo como conteúdo estruturante um recorte da química orgânica, as funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas, com 15 alunos da Escola Celso Mariz situada na cidade de Sousa-PB. Sendo classificada como uma pesquisa bibliográfica e explicativa com abordagem quali-quantitativa, em que foi possível trabalhar com algumas metodologias como a problematização, contextualização, uso de aplicativos e a experimentação, uma vez que durante a execução das oficinas os alunos compreendiam que a química não é apenas uma disciplina teórica, mas que possui um envolvimento com o mundo externo. Por isso, é possível inferir que a pedagogia de projeto pode possibilitar o processo ensino aprendizado em química se apresentando como um importante instrumento para organização e sistematização de conteúdo a partir de temas relevantes para o aluno, bem como, torna-lo responsável pela sua aprendizagem a partir do momento em que propõe conteúdos para pesquisa e discussão e facilitando a construção de conhecimentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímica.pt_BR
dc.titleA pedagogia de projetos aplicada ao ensino de Química na Escola Celso Mariz em Sousa - PB.pt_BR
dc.date.issued2019-11-21
dc.description.abstractThe pedagogy of projects is a teaching and learning strategy that applies the demands of education for the 21st century, since it creates and favors spaces for the use of active methodologies, placing the student as a protagonist in the process of building knowledge. In this sense, this work aimed to understand the pedagogy of projects as a didactic resource in the process of teaching and learning chemistry in basic education. To this end, the project entitled "Learning Chemistry from a New Perspective" was used as a methodological route: Organic functions" which was developed through three thematic workshops, having as structuring content a cut of organic chemistry, oxygenated and nitrogenous organic functions, with 15 students from Celso Mariz School located in the city of Sousa-PB. Being classified as a bibliographic and explanatory research with quali-quantitative approach, in which it was possible to work with some methodologies such as problematization, contextualization, use of applications and experimentation, since during the execution of the workshops the students understood that chemistry is not only a theoretical discipline, but that it has an involvement with the outside world. Therefore, it is possible to infer that the project pedagogy can enable the teaching learning process in chemistry presenting itself as an important instrument for organizing and systematizing content from topics relevant to the student, as well as, make it responsible for its learning from the moment it proposes content for research and discussion and facilitating the construction of knowledge.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11614
dc.date.accessioned2020-02-07T11:23:41Z
dc.date.available2020-02-07
dc.date.available2020-02-07T11:23:41Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPedagogia dos projetospt_BR
dc.subjectQuímica na educação básicapt_BR
dc.subjectFunções orgânicaspt_BR
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.subjectOficinaspt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.subjectPedagogy of projectspt_BR
dc.subjectChemistry in basic educationpt_BR
dc.subjectOrganic functionspt_BR
dc.subjectProtagonismpt_BR
dc.subjectWorkshopspt_BR
dc.subjectMethodologiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Patrícia Poliane de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProject pedagogy applied to Chemistry teaching at Escola Celso Mariz in Sousa - PB.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Patrícia Poliane de. A pedagogia de projetos aplicada ao ensino de Química na Escola Celso Mariz em Sousa - PB. 2019. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PATRÍCIA POLIANE DE OLIVEIRA - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA 2019.pdfPatrícia Poliane de Oliveira. TCC. Licenciatura em Química 2019609.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.