Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11615
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLOPES, L. K. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5328975510645790pt_BR
dc.contributor.advisor1MACHADO, Viviane Guidotti.-
dc.contributor.advisor1IDGUIDOTTI, Viviane.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3021482192977577pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Rozilene Lopes de.-
dc.contributor.referee2DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como tema: as dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais, no processo de alfabetização. Sendo assim, a problemática dessa pesquisa será: O que as pesquisas publicadas entre 2015 a 2019 no BDTD apontam sobre as dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização dos Anos Iniciais? Para tanto a pesquisa terá como objetivo geral: Analisar publicações que abordam práticas pedagógicas de alfabetização e letramento nos anos iniciais, no processo de alfabetização, a partir de trabalhos disponíveis no BDTD, publicados entre 2015 a 2019. Os objetivos específicos são: Compreender quais são as dificuldades mais citadas nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento, nas pesquisas analisadas. Analisar a organização dos professores para minimizar as dificuldades de aprendizagem dos alunos, no processo de alfabetização e letramento. Identificar o referencial teórico utilizado nas pesquisas sobre dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa com base no estado do conhecimento, a pesquisa foi realizada a partir de buscas por palavras-chave, no portal da BDTD, o recorte temporal da pesquisa foi de 2015 a 2019, na pesquisa feita foi encontrado primeiramente encontrado 193 em todo o Brasil, sendo analisados apenas os trabalhos das instituições de ensino superior da Paraíba observados por títulos, sendo 6 dissertações. Depois da leitura dos resumos desses 6 trabalhos, foram selecionados 04 para ser o corpus da pesquisa. Foi possível perceber que as 4 dissertações analisadas todas as autoras têm uma preocupação na questão do processo escolar, cada uma com seus objetivos e suas metodologias, mais que no final buscam elencar estratégias para serem trabalhadas em busca de um bom desenvolvimento no processo escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas de alfabetização e letramento no ensino fundamental I.pt_BR
dc.date.issued2019-12-13-
dc.description.abstractThis research will have as theme: as learning difficulties in the early years, without literacy process. Thus, a problem with this research will be: What do the researches recorded between 2015 and 2019 in BDTD point to learning difficulties in the literacy process of the Early Years? To this end, the research will have as its general objective: To analyze publications that address pedagogical practices of literacy and recording in recent years, without literacy process, from works available in BDTD, published between 2015 and 2019. The specific objectives: Understand what are the most cited difficulties in the pedagogical practices of literacy and literacy, in the research analyzed. Analyze teachers' organization to minimize student learning disabilities without literacy process. Identify the theoretical framework used in research on learning disabilities in the literacy process. A methodology used was a qualitative approach bibliographic research based on the state of knowledge, a search was performed based on keyword searches, no BDTD portal, or time frame of the search was from 2015 to 2019, the search was 193 were selected from all over Brazil, being analyzed only the works of higher education institutions of Paraíba observed by titles, being 6 dissertations. After reading the abstracts of these 6 papers, 04 were selected for the research body. It was possible to realize that 4 dissertations analyzed as authors have a question of school process, each with its objectives and methodologies, more than no final bus list the tools to be executed in search of a good development in the school process .pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11615-
dc.date.accessioned2020-02-07T11:24:33Z-
dc.date.available2020-02-07-
dc.date.available2020-02-07T11:24:33Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLOPES, Lindy Karla Diniz.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePedagogical practices of literacy and literacy in teaching fundamental I.pt_BR
dc.identifier.citationLOPES, Lindy Karla Diniz. Práticas pedagógicas de alfabetização e letramento no ensino fundamental I. 2019. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LINDY KARLA DINIZ LOPES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2019.pdfLindy Karla Diniz Lopes. Monografia Pedagogia. CFP 2019.319.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.