Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11618
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2558329313560626pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Juliana e Silva de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, J. S.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2874345339269386pt_BR
dc.contributor.advisor2AQUINO, Jefferson Fernandes de.-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8043124307817053pt_BR
dc.contributor.referee1FELIX, Maria da Conceição Silva.-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3917422275913441pt_BR
dc.description.resumoÉ inegável o papel social da universidade e seu compromisso de proporcionar um processo educacional mais justo e democrático para a produção de conhecimentos e efetivação de políticas inclusionista, que venham atender a diversidade, contribuindo com a inclusão social e desenvolvimento humano. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo analisar se a UFCG - Campus Sousa-PB e seus servidores estão ou não preparados para atender às necessidades educacionais de alunos com deficiência visual e assim garantir a inclusão e permanência desses alunos na universidade. Para atingir a pretensão realizou-se um estudo bibliográfico sobre a temática, contextualizando historicamente a deficiência, abordando os aspectos conceituais: acessibilidade, Tecnologias Assistivas, instrumentos legais e aspectos relativos à inclusão no ensino superior. Metodologicamente a pesquisa é caracterizada como uma pesquisa exploratória de campo. Para coletar os dados foi selecionada uma amostra composta por servidores que fazem parte dos consecutivos setores: Coordenação do curso de Serviço Social; Biblioteca Setorial; Setor de Informática; Núcleo de Assistência Estudantil; Direção do Centro e Subprefeitura. Esse universo composto de 6 (seis) setores é constituído por diversos servidores, dos quais a pesquisa selecionou uma amostragem de 1 (um) servidor responsável por cada um desses setores. Os resultados encontrados revelaram que, a Universidade Federal de Campina Grande- Campus Sousa-PB e seus servidores não estão preparados para atender às necessidades educacionais de alunos com deficiência visual e isso tem gerado extremas dificuldades para esses alunos, seja para o acesso, seja para a permanência na universidade. Por isso, é necessário que a Universidade invista na definição de uma política institucional para a construção de práticas inclusivas que beneficiem o processo de ensino/aprendizagem e de interação social dos estudantes com deficiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqServiço Social da Educaçãopt_BR
dc.titleA inclusão de alunos com deficiência visual na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG: ingresso e permanência na ótica dos servidores do Campus Sousa - PB.pt_BR
dc.date.issued2018-08-02-
dc.description.abstractIt is undeniable the social role of the university and its commitment to provide a more just and democratic educational process for the production of knowledge and implementation of inclusionist policies, to meet diversity, contributing to social inclusion and human development. Therefore, this work aims to analyze if the UFCG - Campus Sousa-PB and its servers are or are not prepared to meet the educational needs of students with visual impairment and thus guarantee the inclusion and permanence of the students in the university. To reach the pretension, a bibliographic study on the subject was carried out, contextualizing historically the deficiency, addressing the conceptual aspects: accessibility, Assistive Technologies, legal instruments and aspects related to inclusion in higher education. Methodologically the research is characterized as an exploratory field research. To collect the data, a sample composed of servers that are part of the consecutive sectors was selected: Coordination of the Social Work course; Sectoral Library; IT Sector; Nucleus of Student Assistance; Direction of the Center and Subprefeitura. This universe composed of 6 (six) sectors consists of several servers, of which the research selected a sampling of 1 (one) server responsible for each of these sectors. The results found that the Federal University of Campina Grande - Campus Sousa-PB and its servers are not prepared to meet the educational needs of students with visual impairment and this has been generated extreme difficulties for these students, either for the access, or for the permanence in the university. Therefore, it is necessary for the University to invest in the definition of an institutional policy for the construction of inclusive practices that benefit the teaching / learning process and social interaction of students with disabilities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11618-
dc.date.accessioned2020-02-07T11:31:51Z-
dc.date.available2020-02-07-
dc.date.available2020-02-07T11:31:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectTecnologias assistivaspt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectVisual impairmentpt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectAssistive technologiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Luzia Caetano da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe inclusion of visually impaired students at the Federal University of Campina Grande - UFCG: entry and permanence in the perspective of the Campus Sousa - PB servers.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA. Luzia Caetano da. A inclusão de alunos com deficiência visual na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG: ingresso e permanência na ótica dos servidores do Campus Sousa - PB. 2018. - Monografia (Curso de Graduação em Serviço Social) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande, – Sousa/PB – Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUZIA CAETANO DA SILVA - TCC SERVIÇO SOCIAL 2018.pdfLuzia Caetano da Silva - TCC Serviço social 2018400.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.