Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11621
Title: A importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil.
Other Titles: The importance of affectivity in the teaching and learning process in child education.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Josicléia de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Rozilene Lopes de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MACHADO, Viviane Guidotti.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
Keywords: Psicologia educacional;Educação infantil;Afetividade;Práticas pedagógicas;Lúdico;Educational Psychology;Child education;Affection;Pedagogical practices;Ludic
Issue Date: 13-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Josicléia de. A importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil . 2019. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo analisar quais são as contribuições da afetividade no processo de ensino aprendizagem da Educação Infantil. Desta forma, o estudo apresenta as contribuições e descobertas históricas da criança e da construção da Educação Infantil como a primeira etapa da educação básica. Discute as perspectivas e possibilidades da afetividade e as contribuições do lúdico para o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo de crianças para interagir no meio social dentro de contextos éticos e cidadãos. Neste sentido, inicialmente é discutido o contexto atual da educação infantil e as principais relações entre o brincar e a afetividade na construção de uma proposta pedagógica capaz de potencializar o desenvolvimento integral dos alunos. Aborda também, uma pesquisa de campo que apresenta as concepções e práticas que envolvem a formação docente para atuação na educação infantil e a adoção de uma postura pedagógica que contemple atividades lúdicas em contextos afetivos de qualidade. Assim, este estudo contempla uma pesquisa bibliográfica e um estudo de campo que objetiva, construir reflexões pedagógicas capazes de colaborar com a construção de uma prática pedagógica que defendam o direito ao afeto e ao brincar no ambiente escolar na educação infantil. Enfim, lançar reflexões sobre o processo de formação docente que contemple aspectos de formação que consolide na rotina pedagógica o lúdico e a afetividade como uma forma de protagonizar uma formação integral das crianças que tenham acesso ao direito de aprender brincando e exercitando de forma positiva a sua afetividade.
Abstract: This work aims to analyze what are the contributions of play and affectivity in the process of teaching learning. In this way, the study presents the contributions and historical discoveries of affectivity and the contributions of the playful to contribute to the social, cognitive and affective development of children to interact in the social environment within ethical contexts and citizens. In this sense, we initially discuss the current context of early childhood education and the main relationships between play and affectivity in the construction of a pedagogical proposal capable of enhancing the integral development of the students. It also deals with a field research that examines teacher education for action in early childhood education and the adoption of a pedagogical posture that contemplates playful activities in affective contexts of quality. Thus, this study contemplates a bibliographical research and a field study that aims to construct pedagogical reflections able to collaborate with the construction of a pedagogical practice that defend the right to affection and to play in the school environment in the infantile education. Finally, to launch reflections on the process of teacher training that contemplates aspects of formation that consolidate in the pedagogical routine the playfulness and the affectivity as a way to carry out an integral formation of the children who have access to the right to learn by playing and exercising in a positive way their affectivity.
Keywords: Psicologia educacional
Educação infantil
Afetividade
Práticas pedagógicas
Lúdico
Educational Psychology
Child education
Affection
Pedagogical practices
Ludic
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11621
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSICLÉIA DE ARAÚJO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2019.pdfJosicléia de Araújo.Monografia Pedagogia. CFP 2019.359.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.