Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11621
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, Rozilene Lopes de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, R. L. de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7255410765448943pt_BR
dc.contributor.referee1MACHADO, Viviane Guidotti.-
dc.contributor.referee2SOUSA, José Wanderley Alves de.-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar quais são as contribuições da afetividade no processo de ensino aprendizagem da Educação Infantil. Desta forma, o estudo apresenta as contribuições e descobertas históricas da criança e da construção da Educação Infantil como a primeira etapa da educação básica. Discute as perspectivas e possibilidades da afetividade e as contribuições do lúdico para o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo de crianças para interagir no meio social dentro de contextos éticos e cidadãos. Neste sentido, inicialmente é discutido o contexto atual da educação infantil e as principais relações entre o brincar e a afetividade na construção de uma proposta pedagógica capaz de potencializar o desenvolvimento integral dos alunos. Aborda também, uma pesquisa de campo que apresenta as concepções e práticas que envolvem a formação docente para atuação na educação infantil e a adoção de uma postura pedagógica que contemple atividades lúdicas em contextos afetivos de qualidade. Assim, este estudo contempla uma pesquisa bibliográfica e um estudo de campo que objetiva, construir reflexões pedagógicas capazes de colaborar com a construção de uma prática pedagógica que defendam o direito ao afeto e ao brincar no ambiente escolar na educação infantil. Enfim, lançar reflexões sobre o processo de formação docente que contemple aspectos de formação que consolide na rotina pedagógica o lúdico e a afetividade como uma forma de protagonizar uma formação integral das crianças que tenham acesso ao direito de aprender brincando e exercitando de forma positiva a sua afetividade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil.pt_BR
dc.date.issued2019-12-13-
dc.description.abstractThis work aims to analyze what are the contributions of play and affectivity in the process of teaching learning. In this way, the study presents the contributions and historical discoveries of affectivity and the contributions of the playful to contribute to the social, cognitive and affective development of children to interact in the social environment within ethical contexts and citizens. In this sense, we initially discuss the current context of early childhood education and the main relationships between play and affectivity in the construction of a pedagogical proposal capable of enhancing the integral development of the students. It also deals with a field research that examines teacher education for action in early childhood education and the adoption of a pedagogical posture that contemplates playful activities in affective contexts of quality. Thus, this study contemplates a bibliographical research and a field study that aims to construct pedagogical reflections able to collaborate with the construction of a pedagogical practice that defend the right to affection and to play in the school environment in the infantile education. Finally, to launch reflections on the process of teacher training that contemplates aspects of formation that consolidate in the pedagogical routine the playfulness and the affectivity as a way to carry out an integral formation of the children who have access to the right to learn by playing and exercising in a positive way their affectivity.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11621-
dc.date.accessioned2020-02-07T11:40:06Z-
dc.date.available2020-02-07-
dc.date.available2020-02-07T11:40:06Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectEducational Psychologypt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectAffectionpt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectLudicpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Josicléia de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of affectivity in the teaching and learning process in child education.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Josicléia de. A importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil . 2019. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSICLÉIA DE ARAÚJO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2019.pdfJosicléia de Araújo.Monografia Pedagogia. CFP 2019.359.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.