Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11623
Title: Diferentes métodos aplicados ao processo de ensino-aprendizagem de geometria molecular.
Other Titles: Different methods applied to the teaching-learning process of molecular geometry.
???metadata.dc.creator???: NUNES, Fernando Henrique Vieira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Everton Vieira da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CUNHA, Fernando Antônio Portela da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Egle Katarine Souza da.
Keywords: Química - ensino;Geometria molecular;Metodologia de ensino;Tecnologia na educação;Ludicidade;Chemistry - teaching;Molecular geometry;Teaching Methodology;Technology in education;Playfulness
Issue Date: 9-Jul-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NUNES, Fernando Henrique Vieira. Diferentes métodos aplicados ao processo de ensino-aprendizagem de geometria molecular. 2019. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo busca desenvolver e aplicar diferentes métodos aplicados ao processo de ensino e aprendizagem de geometria molecular visto a grande dificuldade na compreensão desse conteúdo e a necessidade de inclusão de novas metodologias no ensino de geometria molecular. Para tanto, foi desenvolvido e aplicado uma sequência didática para o ensino de geometria molecular utilizando recursos lúdicos e tecnológicos, sendo esta, uma pesquisa básica, caracterizada quanto aos seus objetivos como estudo bibliográfico e de campo desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jose Nilson Santiago, localizada em Poço Dantas com vinte e seis alunos do terceiro ano do ensino médio. Percebeu-se a grande dificuldade dos alunos na compreensão de geometria molecular e a adoção dos recursos lúdicos e dos aplicativos contribui de forma direta para ampliar a participação e o interesse dos discentes, bem como, para avançar na melhoria do processo de ensino e aprendizagem de química na educação básica.
Abstract: This study seeks to develop and apply different methods applied to the teaching and learning process of molecular geometry since the great difficulty in understanding this content and the need to include new methodologies in the teaching of molecular geometry. To do so, a didactic sequence was developed for the teaching of molecular geometry using play and technological resources, this being a basic research, characterized as to its objectives as a bibliographic and field study developed at the State School of Elementary and Middle School Jose Nilson Santiago, located in Poço Dantas with twenty six students of the third year of high school. The students 'great difficulty in understanding molecular geometry was realized, and the adoption of play resources and applications directly contributes to increase students' participation and interest, as well as to advance the improvement of the teaching and learning process of students. chemistry in basic education.
Keywords: Química - ensino
Geometria molecular
Metodologia de ensino
Tecnologia na educação
Ludicidade
Chemistry - teaching
Molecular geometry
Teaching Methodology
Technology in education
Playfulness
???metadata.dc.subject.cnpq???: Química.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11623
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDO HENRIQUE VIEIRA NUNES. TCC. LICENCIATURA EM QUÍMICA.2019.pdfFernando Henrique Vieira Nunes. TCC. Licenciatura em Química.2019. 1.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.