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Title: A percepção dos professores sobre biotecnologia ambiental em escolas públicas no cariri paraibano.
Other Titles: Teachers' perception of environmental biotechnology in public schools in the cariri of Paraíba.
???metadata.dc.creator???: PIMENTEL, Aline Soares.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LACERDA, Alecksandra Vieira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NUNES, Bruno Rafael Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DORNELAS, Carina Seixas Maia.
Keywords: Educação do ambiental;Atores sociais;Princípios biotecnológicos.;Unidades escolares;Biotecnologia ambiental;Environmental education;Social actors;Biotechnological principles.;School units;Environmental biotechnology
Issue Date: 10-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PIMENTEL, Aline Soares. A percepção dos professores sobre biotecnologia ambiental em escolas públicas no cariri paraibano. 2019. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11627
???metadata.dc.description.resumo???: A biotecnologia ambiental tem ampliado a aplicabilidade de estratégias voltadas para a conservação dos recursos naturais, fortalecendo as metas que buscam implementar o desenvolvimento sustentável. Objetivou-se com este trabalho avaliar o nível de percepção sobre biotecnologia ambiental entre professores de escolas públicas das microrregiões do Cariri Ocidental e Oriental da Paraíba. O trabalho foi desenvolvido em dez escolas públicas de ensino médio, sendo distribuídas em cinco na microrregião do Cariri Ocidental e cinco localizadas na microrregião do Cariri Oriental, no estado da Paraíba. Assim, os atores sociais da pesquisa foram professores vinculados as referidas escolas públicas e que eram responsáveis pelos componentes curriculares nas áreas de biologia, química e geografia, os quais se configuraram com relação ao eixo da biotecnologia ambiental. Os métodos adotados foram a observação participante e a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com auxílio de um gravador portátil e um diário para informações adicionais. Os professores amostrados na microrregião do Cariri Ocidental da Paraíba detiveram maior conhecimento sobre a biotecnologia ambiental e suas técnicas, quando comparado aos professores da microrregião do Cariri Oriental. Essas resultantes tiveram relação com os dados socioeconômico dos atores sociais pesquisados e ainda com o processo de formação dos mesmos no que se refere ao contato com a biotecnologia durante a sua qualificação e exercício profissional. Nesse sentido, o Cariri Ocidental se sobressaiu ao utilizar mais intensamente as ferramentas para acessar informações sobre biotecnologia e meio ambiente e ainda também por tratar em suas aulas sobre o tema utilizando instrumentos didáticos para fortalecer o aprendizado do aluno. Assim, tem-se registrado que o nível de compreensão e aplicação da biotecnologia ambiental entre professores do Cariri Ocidental foi maior em relação ao Oriental. Portanto, os dados gerados se configuraram como importantes subsídios para a implementação de estratégias que possam ampliar a aplicabilidade da biotecnologia ambiental nas escolas públicas do Cariri paraibano.
Abstract: Environmental biotechnology has expanded the applicability of strategies aimed at the conservation of natural resources, strengthening the goals that seek to implement sustainable development. The objective of this study was to evaluate the level of perception on environmental biotechnology among public school teachers in the Western and Eastern Cariri microregions of Paraíba. The work was developed in ten public high schools, being distributed five in the Western Cariri microregion and five located in the Eastern Cariri microregion, Paraíba state. Thus, the social actors of the research were teachers linked to these public schools and who were responsible for the curriculum components in the areas of biology, chemistry and geography, which were configured in relation to the axis of environmental biotechnology. The methods adopted were participant observation and the application of questionnaires and semi-structured interviews with the aid of a portable recorder and a diary for additional information. The teachers sampled in the Paraíba Western Cariri microregion had greater knowledge about environmental biotechnology and its techniques when compared to the teachers from the Eastern Cariri microregion. These results were related to the socioeconomic data of the social actors surveyed and also to the process of their formation regarding contact with biotechnology during their qualification and professional practice. In this sense, the Western Cariri excelled in using its tools more intensively to access information on biotechnology and the environment, as well as addressing in its classes on the subject using didactic tools to strengthen student learning. Thus, it has been reported that the level of understanding and application of environmental biotechnology among Western Cariri teachers was higher than in the Eastern. Therefore, the generated data are important subsidies for the implementation of strategies that can increase the applicability of environmental biotechnology in public schools of Cariri Paraibano.
Keywords: Educação do ambiental
Atores sociais
Princípios biotecnológicos.
Unidades escolares
Biotecnologia ambiental
Environmental education
Social actors
Biotechnological principles.
School units
Environmental biotechnology
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11627
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