Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11627
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPIMENTEL, A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1481340500090377pt_BR
dc.contributor.advisor1LACERDA, Alecksandra Vieira de.-
dc.contributor.advisor1IDLACERDA, A. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0681095036783163pt_BR
dc.contributor.referee1NUNES, Bruno Rafael Pereira.-
dc.contributor.referee2DORNELAS, Carina Seixas Maia.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursoengbiotecnologiaCDSA.2019.tccmon.pimentel-
dc.description.resumoA biotecnologia ambiental tem ampliado a aplicabilidade de estratégias voltadas para a conservação dos recursos naturais, fortalecendo as metas que buscam implementar o desenvolvimento sustentável. Objetivou-se com este trabalho avaliar o nível de percepção sobre biotecnologia ambiental entre professores de escolas públicas das microrregiões do Cariri Ocidental e Oriental da Paraíba. O trabalho foi desenvolvido em dez escolas públicas de ensino médio, sendo distribuídas em cinco na microrregião do Cariri Ocidental e cinco localizadas na microrregião do Cariri Oriental, no estado da Paraíba. Assim, os atores sociais da pesquisa foram professores vinculados as referidas escolas públicas e que eram responsáveis pelos componentes curriculares nas áreas de biologia, química e geografia, os quais se configuraram com relação ao eixo da biotecnologia ambiental. Os métodos adotados foram a observação participante e a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com auxílio de um gravador portátil e um diário para informações adicionais. Os professores amostrados na microrregião do Cariri Ocidental da Paraíba detiveram maior conhecimento sobre a biotecnologia ambiental e suas técnicas, quando comparado aos professores da microrregião do Cariri Oriental. Essas resultantes tiveram relação com os dados socioeconômico dos atores sociais pesquisados e ainda com o processo de formação dos mesmos no que se refere ao contato com a biotecnologia durante a sua qualificação e exercício profissional. Nesse sentido, o Cariri Ocidental se sobressaiu ao utilizar mais intensamente as ferramentas para acessar informações sobre biotecnologia e meio ambiente e ainda também por tratar em suas aulas sobre o tema utilizando instrumentos didáticos para fortalecer o aprendizado do aluno. Assim, tem-se registrado que o nível de compreensão e aplicação da biotecnologia ambiental entre professores do Cariri Ocidental foi maior em relação ao Oriental. Portanto, os dados gerados se configuraram como importantes subsídios para a implementação de estratégias que possam ampliar a aplicabilidade da biotecnologia ambiental nas escolas públicas do Cariri paraibano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA percepção dos professores sobre biotecnologia ambiental em escolas públicas no cariri paraibano.pt_BR
dc.date.issued2019-12-10-
dc.description.abstractEnvironmental biotechnology has expanded the applicability of strategies aimed at the conservation of natural resources, strengthening the goals that seek to implement sustainable development. The objective of this study was to evaluate the level of perception on environmental biotechnology among public school teachers in the Western and Eastern Cariri microregions of Paraíba. The work was developed in ten public high schools, being distributed five in the Western Cariri microregion and five located in the Eastern Cariri microregion, Paraíba state. Thus, the social actors of the research were teachers linked to these public schools and who were responsible for the curriculum components in the areas of biology, chemistry and geography, which were configured in relation to the axis of environmental biotechnology. The methods adopted were participant observation and the application of questionnaires and semi-structured interviews with the aid of a portable recorder and a diary for additional information. The teachers sampled in the Paraíba Western Cariri microregion had greater knowledge about environmental biotechnology and its techniques when compared to the teachers from the Eastern Cariri microregion. These results were related to the socioeconomic data of the social actors surveyed and also to the process of their formation regarding contact with biotechnology during their qualification and professional practice. In this sense, the Western Cariri excelled in using its tools more intensively to access information on biotechnology and the environment, as well as addressing in its classes on the subject using didactic tools to strengthen student learning. Thus, it has been reported that the level of understanding and application of environmental biotechnology among Western Cariri teachers was higher than in the Eastern. Therefore, the generated data are important subsidies for the implementation of strategies that can increase the applicability of environmental biotechnology in public schools of Cariri Paraibano.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11627-
dc.date.accessioned2020-02-07T12:08:01Z-
dc.date.available2020-02-07-
dc.date.available2020-02-07T12:08:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação do ambientalpt_BR
dc.subjectAtores sociaispt_BR
dc.subjectPrincípios biotecnológicos.pt_BR
dc.subjectUnidades escolarespt_BR
dc.subjectBiotecnologia ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectSocial actorspt_BR
dc.subjectBiotechnological principles.pt_BR
dc.subjectSchool unitspt_BR
dc.subjectEnvironmental biotechnologypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPIMENTEL, Aline Soares.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeachers' perception of environmental biotechnology in public schools in the cariri of Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationPIMENTEL, Aline Soares. A percepção dos professores sobre biotecnologia ambiental em escolas públicas no cariri paraibano. 2019. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11627pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE SOARES PIMENTEL - TCC ENG. DE BIOTECNOLOGIA E BIOPROCESSOS 2019.pdfAline Soares Pimentel - TCC Eng. de Biotecnologia e Bioprocessos 2019. 1.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.