Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11644
Title: Desafios dos professores de química na educação de jovens e adultos em São José de Piranhas - PB.
Other Titles: Challenges of chemistry teachers in the education of young people and adults in São José de Piranhas - PB.
???metadata.dc.creator???: LIRA, Taline dos Ramos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Everton Vieira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CUNHA, Fernando Antônio Portela da.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos;Ensino de Química;Professores de Química - desafios;Aprendizagem de Química - EJA;Youth and Adult Education;Chemistry teaching;Chemistry Teachers - Challenges;Chemistry Learning - EJA
Issue Date: 2-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIRA, Taline dos Ramos.Desafios dos professores de química na educação de jovens e adultos em São José de Piranhas – PB. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo deste trabalho consistiu em investigar os desafios enfrentados pelos professores que atuam no Ensino de Química na EJA em São José de Piranhas- PB. Para tanto, partimos do pressuposto que a Educação de Jovens e adultos está baseada na importância de se considerar o perfil distinto de seus educandos. Na prática docente, na modalidade da EJA é comum o questionamento por parte dos alunos, acerca do motivo pelo qual se estuda Química. Logo, cada vez mais, vem crescendo a necessidade de se contextualizar o aprendizado em Química, pois se busca que os estudantes atribuam sentido e significado aos conteúdos escolares, sendo assim, é preciso que o educador na modalidade EJA busque novas estratégias e formas de repensar uma aprendizagem significativa para o seu público alvo. Sendo assim, optamos por uma pesquisa de campo de caráter descritivo, que consistiu na aplicação de questionários. Após a análise dos dados, podemos averiguar que existe uma preocupação por parte dos docentes com relação aos conteúdos e a forma como estes são trabalhados nas aulas de Química.
Abstract: The objective of this work was to investigate the challenges faced by teachers working in chemistry teaching at the EJA in São José de Piranhas- PB. To this end, we assume that the Education of Young people and adults is based on the importance of considering the distinct profile of their students. In teaching practice, EJA modality is common to question students about why chemistry is studied. Therefore, increasingly, the need to contextualize learning in Chemistry has been growing, because it is sought that students attribute meaning and meaning to school contents, so it is necessary that the educator in the EJA modality seek new strategies and ways to rethink meaningful learning for your target audience. Thus, we opted for a field research of descriptive character, which consisted of the application of questionnaires. After data analysis, we can find that there is a concern on the part of teachers regarding the contents and how they are worked in chemistry classes.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos
Ensino de Química
Professores de Química - desafios
Aprendizagem de Química - EJA
Youth and Adult Education
Chemistry teaching
Chemistry Teachers - Challenges
Chemistry Learning - EJA
???metadata.dc.subject.cnpq???: Química.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11644
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TALINE DOS RAMOS LIRA. TCC. LICENCIATURA EM QUÍMICA.2019.pdfTaline dos Ramos Lira. TCC. Licenciatura em Química.2019.703.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.