Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11647
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGOMES, J. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6524554918907397pt_BR
dc.contributor.advisor1LOPES, Mirleide Dantas.
dc.contributor.advisor1IDLOPES, M. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6166750398180798pt_BR
dc.contributor.referee1SOUZA, Taciana Araújo de.
dc.contributor.referee2PEREIRA, Jeane Guimarães.
dc.description.resumoA presente pesquisa foi motivada a partir da realização de estágios supervisionados em turmas da Educação de Jovens e adultos (EJA). Aplicamos uma estratégia metodológica que contemplou a Alfabetização Científica e Técnica (ACT), bem como a Aprendizagem Significativa, perspectivas teóricas que quando aliadas à prática em sala de aula para o desenvolvimento da autonomia, da capacidade de comunicação e do desenvolvimento de competências e habilidades dos/as discentes. Propomos desenvolver e executar uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), teorizada por Gerard Fourez, utilizando como ferramenta de investigação o ferro elétrico. Objetivamos construir novas concepções a respeito de conceitos que estão interligados à utilização deste aparelho eletrodoméstico. A pesquisa foi realizada em uma turma do 3º ano da EJA, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Moises Coelho, na cidade de Cajazeiras/PB. Utilizamos como instrumento de coleta de dados, um questionário semi estruturado, observações sistemáticas, registros fotográficos e a produção de painéis de grupo. Ao final da pesquisa, concluímos que, quando expostos a novas metodologias, os/as alunos/as despertam um olhar mais aprofundado sobre o que está sendo apresentado em sala de aula. Além disso, através das IIR, eles/elas conseguiram construir novas concepções sobre diversos conceitos que englobam a utilização do ferro elétrico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFísica.pt_BR
dc.titleConstruindo um novo olhar sobre a utilização do ferro elétrico através das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade.pt_BR
dc.date.issued2019-12-06
dc.description.abstractThis research was motivated from the accomplishment of supervised internships in Youth and Adult Education (EJA) classes. We applied a relatively new methodological strategy, which included Scientific and Technical Literacy (ACT), as well as Meaningful Learning, theoretical perspectives that when combined with classroom practice for the development of autonomy, communication skills and competence development, and student skills so that they can negotiate their own decisions in the face of concrete situations in everyday life. Our proposal was to develop and execute an Interdisciplinary Island of Rationality (IIR), theorized by Gerard Fourez, using electric iron as a research tool. Thus, we aim to build, with students, new concepts about concepts that are interconnected with the use of this appliance. The research was carried out in a 3rd year EJA class at Dom Moises Coelho State School of Elementary and High School, in the city of Cajazeiras/PB. We used as a data collection instrument a semi-structured questionnaire, systematic observations, photographic records and the production of group panels. At the end of the research, we conclude that when exposed to new methodologies, students awaken a deeper look at what is being presented in the classroom. In addition, through the IRS, they were able to construct new conceptions on various concepts that encompass the use of electric iron.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11647
dc.date.accessioned2020-02-07T15:00:20Z
dc.date.available2020-02-07
dc.date.available2020-02-07T15:00:20Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectIlhas Interdisciplinares de Racionalidadept_BR
dc.subjectFerro elétricopt_BR
dc.subjectPhysics - teachingpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary Islands of Rationalitypt_BR
dc.subjectElectric ironpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Josefa Alves.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBuilding a new perspective on the use of electric iron through the Interdisciplinary Islands of Rationality.pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Josefa Alves. Construindo um novo olhar sobre a utilização do ferro elétrico através das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade. 2019. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEFA ALVES GOMES. TCC. LICENCIATURA EM FÍSICA.2019.pdfJosefa Alves Gomes. TCC. Licenciatura em Física.2019. 798.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.