Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11651
Title: Do centro popular de cultura ao cinema documentário: Eduardo Coutinho e o ser periférico na história (1962-1992).
Other Titles: From the popular center of culture to documentary cinema: Eduardo Coutinho and the peripheral being in history (1962-1992).
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Bruno Wesley Soares da Costa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CEBALLOS, Viviane Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Laércio Teodoro da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: UHLE , Ana Rita.
Keywords: Ditadura Civil - Militar;Cinema documentário;Cultura nacional;Coutinho, Eduardo - cineasta;Civil - Military Dictatorship;Documentary cinema;National Culture;Coutinho, Eduardo - filmmaker
Issue Date: 4-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Bruno Wesley Soares da Costa. Do centro popular de cultura ao cinema documentário: Eduardo Coutinho e o ser periférico na história (1962-1992). 2019. 126f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa disserta sobre a filmografia do cinema documentário e o percurso do cineasta brasileiro Eduardo Coutinho, focalizando na trajetória que se estende do Centro Popular de Cultura a adesão profissional no campo do cinema documentário na década de 1980, sendo que, nesta fase, damos ênfase à dimensão social de seus filmes, naquilo que compreendemos ser a relação dos filmes de não ficção do cineasta com os marginalizados sociais, apontando mudanças estruturais na linguagem fílmica de suas produções. Neste sentido, a pesquisa dimensiona as tensões políticas e sociais que perpassam o campo da produção artístico cultural durante a ditadura civil-militar, relacionando as divergências da classe artística no período, e, como estes se deram com instituições de sustentáculo do regime, como a Rede Globo de Televisão, no período de consolidação da Indústria Cultural no país, fruto da modernização excludente advinda com o Golpe de Estado. As questões do período reverberam na vida do cineasta e são fundamentais para compreendermos uma trajetória que desembocaria no campo da produção documentária. Diante do exposto, partiremos da trajetória de Eduardo Coutinho para compreendermos as tensões políticas no campo cultural e analisaremos três obras, Cabra Marcado para Morrer (1984), Santa Marta – duas Semanas no Morro (1987) e Boca de Lixo (1992), que apontam transformações na cinematografia do diretor e dimensionam o campo social de seus filmes de não ficção.
Abstract: This research is focused on the filmography of documentary cinema and the path of Brazilian filmmaker Eduardo Coutinho, and, the trajectory that extends from the Popular Center of Culture to professional rise in the field of documentary cinema in the decade of 1980, and at this phase we emphasize the social dimension of his films, in what we understand to be the relationship of the filmmaker's nonfiction films with people socially marginalized, pointing out structural changes in the filmic language of his productions. In this sense, the research scales the political and social tensions that permeate the field of cultural artistic production during the civil-military dictatorship, relating the divergences of the artistic class in the period, and, as these were institutions of support of the regime, such as Rede Globo de Televisão, in the period of consolidation of the Cultural Industry in the country, the result of modernization starting with the Coup d'Éta. The issues of the period reverberate in the life of the filmmaker and are fundamental to understand a trajectory that would impact the field of documentary production. Furthermore, we will start from the trajectory of Eduardo Coutinho to understand the political tensions in the cultural field and analyze three works, Cabra Marcado para Morrer (1984), Santa Marta – Duas Semanas no Morro (1987) and Boca de Lixo (1992), which point out transformations in the director's cinematography and show the social field of his nonfiction films.
Keywords: Ditadura Civil - Militar
Cinema documentário
Cultura nacional
Coutinho, Eduardo - cineasta
Civil - Military Dictatorship
Documentary cinema
National Culture
Coutinho, Eduardo - filmmaker
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11651
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUNO WESLEY SOARES DA COSTA ARAÚJO. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.2019.pdfBruno Wesley Soares da Costa Araújo. TCC. Licenciatura Plena em História.2019. 1.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.