Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11651
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, B. W. S. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0087053329102664pt_BR
dc.contributor.advisor1CEBALLOS, Viviane Gomes de.-
dc.contributor.advisor1IDCEBALLOS, V. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0486267299077533pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Laércio Teodoro da.-
dc.contributor.referee2UHLE , Ana Rita.-
dc.description.resumoA presente pesquisa disserta sobre a filmografia do cinema documentário e o percurso do cineasta brasileiro Eduardo Coutinho, focalizando na trajetória que se estende do Centro Popular de Cultura a adesão profissional no campo do cinema documentário na década de 1980, sendo que, nesta fase, damos ênfase à dimensão social de seus filmes, naquilo que compreendemos ser a relação dos filmes de não ficção do cineasta com os marginalizados sociais, apontando mudanças estruturais na linguagem fílmica de suas produções. Neste sentido, a pesquisa dimensiona as tensões políticas e sociais que perpassam o campo da produção artístico cultural durante a ditadura civil-militar, relacionando as divergências da classe artística no período, e, como estes se deram com instituições de sustentáculo do regime, como a Rede Globo de Televisão, no período de consolidação da Indústria Cultural no país, fruto da modernização excludente advinda com o Golpe de Estado. As questões do período reverberam na vida do cineasta e são fundamentais para compreendermos uma trajetória que desembocaria no campo da produção documentária. Diante do exposto, partiremos da trajetória de Eduardo Coutinho para compreendermos as tensões políticas no campo cultural e analisaremos três obras, Cabra Marcado para Morrer (1984), Santa Marta – duas Semanas no Morro (1987) e Boca de Lixo (1992), que apontam transformações na cinematografia do diretor e dimensionam o campo social de seus filmes de não ficção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleDo centro popular de cultura ao cinema documentário: Eduardo Coutinho e o ser periférico na história (1962-1992).pt_BR
dc.date.issued2019-12-04-
dc.description.abstractThis research is focused on the filmography of documentary cinema and the path of Brazilian filmmaker Eduardo Coutinho, and, the trajectory that extends from the Popular Center of Culture to professional rise in the field of documentary cinema in the decade of 1980, and at this phase we emphasize the social dimension of his films, in what we understand to be the relationship of the filmmaker's nonfiction films with people socially marginalized, pointing out structural changes in the filmic language of his productions. In this sense, the research scales the political and social tensions that permeate the field of cultural artistic production during the civil-military dictatorship, relating the divergences of the artistic class in the period, and, as these were institutions of support of the regime, such as Rede Globo de Televisão, in the period of consolidation of the Cultural Industry in the country, the result of modernization starting with the Coup d'Éta. The issues of the period reverberate in the life of the filmmaker and are fundamental to understand a trajectory that would impact the field of documentary production. Furthermore, we will start from the trajectory of Eduardo Coutinho to understand the political tensions in the cultural field and analyze three works, Cabra Marcado para Morrer (1984), Santa Marta – Duas Semanas no Morro (1987) and Boca de Lixo (1992), which point out transformations in the director's cinematography and show the social field of his nonfiction films.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11651-
dc.date.accessioned2020-02-07T15:35:58Z-
dc.date.available2020-02-07-
dc.date.available2020-02-07T15:35:58Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDitadura Civil - Militarpt_BR
dc.subjectCinema documentáriopt_BR
dc.subjectCultura nacionalpt_BR
dc.subjectCoutinho, Eduardo - cineastapt_BR
dc.subjectCivil - Military Dictatorshippt_BR
dc.subjectDocumentary cinemapt_BR
dc.subjectNational Culturept_BR
dc.subjectCoutinho, Eduardo - filmmakerpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Bruno Wesley Soares da Costa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom the popular center of culture to documentary cinema: Eduardo Coutinho and the peripheral being in history (1962-1992).pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Bruno Wesley Soares da Costa. Do centro popular de cultura ao cinema documentário: Eduardo Coutinho e o ser periférico na história (1962-1992). 2019. 126f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUNO WESLEY SOARES DA COSTA ARAÚJO. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.2019.pdfBruno Wesley Soares da Costa Araújo. TCC. Licenciatura Plena em História.2019. 1.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.