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Title: Diagnóstico do perfil dos feirantes e consumidores na venda de hortaliças na feira de Pombal-PB.
Other Titles: Diagnosis of the merchants' profile and consumers in the sale of vegetables in the fair of Pombal-PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Débora Samara Oliveira e.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Caciana Cavalcanti.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: ARAÚJO, Priscilla de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RIBEIRO, George do Nascimento.
Keywords: Hortaliças - comercialização;Vegetables - marketing;Feira livre - Pombal;Farmers Market - Pombal;Olericultura;Horticulture;Mercado;Market;Consumidor;Consumer;Vendas;Sales
Issue Date: 9-Dec-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA. Débora Samara Oliveira e. Diagnóstico do perfil dos feirantes e consumidores na venda de hortaliças na feira de Pombal-PB. 2008. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: Os espaços de comercialização representados pelas feiras fogem ao esquema usual de distribuição dos outros canais comerciais como supermercados e mercados. seu caráter é temporário e sua estrutura possibilita grande capacidade de adaptação à diversas situações. A feira livre possui um papel importante na vida social das cidades, pois sua localização depende do encontro de fluxos de pessoas e sua existência acaba promovendo a intensificação desse encontro, possibilitando que surjam em seu espaço atividades diversas. O presente trabalho teve por objetivo realizar um levantamento de informações sobre o perfil dos feirantes e consumidores, além de aspectos relacionados a comercialização e venda de produtos olerícolas na feira livre da cidade de Pombas - PB. A metodologia utilizada foi através da aplicação de questionários, no período compreendido entre setembro e outubro de 2008. Foi constatado que há uma grande participação de pessoas da zona rural na composição dos feirantes do município de Pombal -- PB. Os feirantes, em sua maioria, são homens, com idade média entre 31 a 45 anos; A receita individual do feirante ultrapassa o salário mínimo da atualidade, no entanto, cerca de 47% suplementam sua renda com outras fo'ates. As espécies de hortaliças mais comercializadas pelos feirantes são: cebola, coentro, pimentão, tomate, batata, a\face, bebo\\nha e cenoura. Dos feirantes. 50% adquirem os produtos na CEAVA (Patos - PB) e a outra metade é produzido pelos próprios produtoresl A maior participação dos consumidores que vão à feira fazer compras é do gênero feminino. Na feira de Pombas há um predomínio na venda de hortaliças e frutas. Cerca de metade dos consumidores estão insatisfeitos quanto a falta de organização, higiene e irregularidade das bancas, enquanto que a outra parte não encontra nenhum problema relacionado a feira livre.
Abstract: The commercialization spaces represented by the fairs flee to the usual outline of distribution of the other commercial channels as supermarkets and markets: your character is temporary and your structure makes posslble great adaptation capacity to severas situations. The free market has an important function in the social bife of the cities. because your location depends on the encounter of people's flows and tour existence ends up promoting the intensification of that encounter, making possible that appear in your space severas activities, The present work had for purpose to accomplish a rising of information about the merchants' profile and consumers. besides related aspects the commercialization and sale of products hora\cu\tules in the free market of the city of Pombas - PB. The used methodology was through the application of questionnaires, in the period understood between September and October of 2008. It was veriüled that there is a great participatlon of people of the rural zone in the merchants' composition of the municipal of Pombas. The meíchants, in youí majoíity, aíe men, wlíh médium age among 31 to 45 years: The merchant's individual revenue surpasses the minimum salary of the present timel however, about 47% supplement their income with other sources. The species of vegetables more commercialized for the merchants are: onion, cilantro, be\\ pepper, tomate, palato, \ettuce, green onion and carrot. Of the merchants. 50% acquire the products in CEASA (Patos - PB) and the other half is produced by the own producersl the major participation of consumers go to buy is of the feminine gender. In the fair of Pombas there is prevalence in the sale of vegetables and fruits. About a half of the consumers' are unsatísfied as the organization pack, hygiene and irregularity of the newsstands, while the other part doesn't find any related problem the free market.
Keywords: Hortaliças - comercialização
Vegetables - marketing
Feira livre - Pombal
Farmers Market - Pombal
Olericultura
Horticulture
Mercado
Market
Consumidor
Consumer
Vendas
Sales
???metadata.dc.subject.cnpq???: Agronomia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11675
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Agronomia - CCTA

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