Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11676
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, D. D. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4025315472816514pt_BR
dc.contributor.advisor1CHAVES, Márcio Frazão.-
dc.contributor.advisor1IDCHAVES, Márcio Frazão.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5314751391292608pt_BR
dc.contributor.referee1FEITOSA, Izayana Pereira.-
dc.contributor.referee2SODRÉ NETO, Luiz.-
dc.description.resumoAtualmente, as tecnologias de informação e comunicação têm exercido considerável influência na sociedade, promovendo mudanças nas formas de difundir a informação em seus diversos setores. Na área da educação, existem vários trabalhos, entre artigos, livros, monografias e outros, que apresentam o uso destas tecnologias como uma aliada à escola na busca pela melhoria da qualidade do ensino. Os próprios documentos norteadores da educação básica nacional mencionam as TICs como recursos dotados de potencialidades para elevar a qualidade da educação no Brasil. Neste sentido, diante de argumentos positivos para a efetiva a utilização das TICs nas instituições escolares brasileiras, este trabalho objetiva investigar como a inserção destas tecnologias, como recurso pedagógico, tem sua abordagem nos Projetos Político-Pedagógicos de algumas escolas públicas estaduais de ensino fundamental e médio, da região do Curimataú paraibano. Para isso, fundamentado nos princípios regimentais para a educação básica nacional, foram elaboradas cinco categorias temáticas que, por sua vez, serviram de base para a análise das referidas propostas pedagógicas, a fim de se conhecer a distância existente entre as orientações constantes na legislação nacional e as Propostas Pedagógicas das escolas estudadas. Ao final da investigação, revelou-se que, de forma geral, a abordagem, nas respectivas Propostas, se faz de informações superficiais, demonstrando pouca preocupação com o tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqProcessos da Comunicaçãopt_BR
dc.titleNovas tecnologias da informação e comunicação: uma análise documental em escolas públicas estaduais do Curimataú Paraibano.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractToday, information and communication technologies have exercised considerable influence in society by promoting changes in ways of disseminating information in its various sectors. In education, there are several works, including articles, books, monographs and others that feature the use of these technologies as an ally to school in pursuit of improving the quality of education. Even the guiding documents of the national basic education mention ICTs as resources with the potential to raise the quality of education in Brazil. In this sense, in the face of positive arguments for the effective use of ICTs in Brazilian educational institutions, this paper aims to investigate how the integration of these technologies, as a pedagogical resource, has your approach to political-pedagogical projects of some state public elementary schools and average, of Paraiba Curimataú region. For that, based on procedural principles for the national basic education, five thematic categories were developed which, in turn, formed the basis for the analysis of these educational proposals, in order to meet the gap between the guidelines in national legislation and Pedagogical Proposals of the studied schools. At the end of the investigation, it was revealed that, in general, the approach in their respective proposals, it is of superficial information, showing little concern over the issue.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11676-
dc.date.accessioned2020-02-10T10:35:06Z-
dc.date.available2020-02-10-
dc.date.available2020-02-10T10:35:06Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTecnologia de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCurimataú paraibanopt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCurimataú Paraibapt_BR
dc.subjectTecnología de la información y la comunicación-
dc.subjectEducación-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, David Denner Ferreira da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeNew information and communication technologies: a documentary analysis in state public schools in the Curimataú Paraibano.pt_BR
dc.title.alternativeNuevas tecnologías de la información y la comunicación: un análisis documental en las escuelas públicas estaduales de Curimataú Paraibano.-
dc.identifier.citationSILVA,David Denner Ferreira da. Novas tecnologias da informação e comunicação: uma análise documental em escolas públicas estaduais do Curimataú Paraibano. 2015. 57 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.pt_BR
dc.description.resumenEn la actualidad, las tecnologías de la información y la comunicación han ejercido una considerable influencia en la sociedad, impulsando cambios en las formas de difundir la información en sus diversos sectores. En el área de la educación, existen varios trabajos, entre artículos, libros, monografías y otros, que presentan el uso de estas tecnologías como un aliado de la escuela en la búsqueda de mejorar la calidad de la educación. Los documentos que orientan la educación básica nacional mencionan las TIC como recursos con potencial para elevar la calidad de la educación en Brasil. En ese sentido, frente a los argumentos positivos para el uso efectivo de las TIC en las instituciones escolares brasileñas, este trabajo tiene como objetivo investigar cómo la inserción de estas tecnologías, como recurso pedagógico, tiene su abordaje en los Proyectos Político-Pedagógicos de algunos estados. escuelas públicas de enseñanza básica y media, de la región de Curimataú, Paraíba. Para ello, con base en los principios reglamentarios para la educación básica nacional, se elaboraron cinco categorías temáticas que, a su vez, sirvieron de base para el análisis de las referidas propuestas pedagógicas, a fin de conocer la distancia entre los lineamientos contenidos en la legislación nacional y las Propuestas Pedagógicas de las escuelas estudiadas. Al final de la investigación, se reveló que, en general, el abordaje, en las respectivas Propuestas, es de información superficial, mostrando poca preocupación por el tema.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAVID DENNER FERREIRA DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICA CES 2015.pdfDavid Denner Ferreira da Silva - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2015437.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.