Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11682
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMACIEL, D. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2838168401865563pt_BR
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Dorgival Gonçalves.-
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES, Dorgival Gonçalves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7158784499086756pt_BR
dc.contributor.referee1MACHADO, Viviane Guidotti.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Kássia Mota de.-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como tema o êxito de docentes advindos de classes sociais populares, e discorremos neste estudo acerca do êxito escolar e acadêmico de docentes universitários que vivenciaram situações de adversidades sociais, econômicas e culturais, no qual, buscamos enfatizar os desafios encontrados no processo de escolarização e formação superior dos docentes, assim como os fatores que os possibilitaram alcançar o êxito. Nosso objetivo principal foi compreender as razões que explicam o êxito educacional e acadêmico de sujeitos de classes sociais populares que se constituíram doutores e professores do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Para alcançarmos o objetivo proposto, estabelecemos como problema de pesquisa a seguinte questão: Como os sujeitos de classes sociais populares, em condições desfavoráveis à escolarização, conseguiram alcançar a graduação, pós-graduação, obteram o título de doutor/a e constituíram-se como professores/as universitários/as? Para a compreensão do nosso problema de pesquisa e para a materialização deste estudo, nos fundamentamos teoricamente em autores com Bourdieu (2013, 2014); Charlot (2011); Lahire (1997); Althusser (1970); Azevedo (2010); Fernandes (2003); Gadotti (2013); Xypas (2014, 2017), entre outros. Com relação à metodologia, elaboramos uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada por meio de um estudo de campo e com dimensões expiratória e descritiva. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a entrevista individual na modalidade semiestruturada. Para analisar os dados coletados empregamos a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977). Constatamos, a partir da pesquisa realizada e através dos dados analisados, que são diversos os fatores que contribuíram para a efetivação do êxito dos sujeitos da pesquisa, em que devemos considerar as possíveis relações sociais e familiares, assim como a mobilização pessoal e as relações com o sistema educacional, como variáveis que podem formar um percurso escolar propício ao sucesso. Deste modo, foi possível perceber os princípios que influenciam o percurso e desenvolvimento educacional de sujeitos que compõem as classes sociais populares que não possuem os mesmos privilégios, oportunidades e facilidades de escolarização que os sujeitos das classes sociais mais privilegiadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO êxito escolar e acadêmico de sujeitos de origem social popular: casos de docentes do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande.pt_BR
dc.date.issued2019-11-27-
dc.description.abstractWe sought to analyze in this study, relevant aspects about the academic and academic success of teachers who experienced situations of social, economic and cultural adversity, the challenges encountered in the process of schooling and higher education, and the factors that enabled the success of these subjects. Thus, we adopted as main theme the success of teachers coming from popular social classes. Our main objective was to understand the reasons that explain the educational and academic success of subjects from popular social classes who were doctors and teachers of the Pedagogy Course of the Federal University of Campina Grande. In this sense, we seek to analyze the relationship between educational performance and social origin, as well as the aspects that directly influenced the educational path of the student and its development as a student. In order to reach the proposed objective, we established as research problem the following question: How the subjects of popular social classes, under unfavorable conditions to schooling, managed to reach the undergraduate, postgraduate, obtained the title of doctor and were constituted as teachers the university students? For the understanding of our research problem and for the materialization of this study, we are theoretically based on authors with Bourdieu (2013, 2014); Charlot (2011); Lahire (1997); Althusser (1970); Azevedo (2010); Fernandes (2003); Gadotti (2013); Xypas (2014, 2017), among others. Regarding the methodology, we developed a research with qualitative approach, carried out through a field study and with expiratory and descriptive dimensions. We used as a data collection instrument the individual interview in semi-structured mode. To analyze the collected data we use Content Analysis from the perspective of Bardin (1977). From the research conducted and through the data analyzed, we found that there are several factors that contributed to the success of the research subjects, in which we should consider the possible social and family relations, as well as personal mobilization and relationships with the educational system, as variables that can form a school path conducive to success. Thus, it was possible to perceive principles that influence the path and educational development of young people who make up the popular social classes who do not have the same privileges, opportunities and educational facilities as young people from the most privileged social classes.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11682-
dc.date.accessioned2020-02-10T11:11:05Z-
dc.date.available2020-02-10-
dc.date.available2020-02-10T11:11:05Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAlunos do ensino superiorpt_BR
dc.subjectÊxito acadêmicopt_BR
dc.subjectClasses popularespt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectHigher Education Studentspt_BR
dc.subjectAcademic Successpt_BR
dc.subjectPopular Classespt_BR
dc.subjectCollege Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMACIEL, Daniela Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe academic and academic success of subjects of popular social origin: cases of teachers in the Pedagogy Course at the Teacher Training Center of the Federal University of Campina Grande.pt_BR
dc.identifier.citationMACIEL, Daniela Alves. O êxito escolar e acadêmico de sujeitos de origem social popular: casos de docentes do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande. 2019. 71f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELA ALVES MACIEL. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2019.pdfDaniela Alves Maciel. Monografia Pedagogia. CFP 2019.980.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.