Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11687
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLINS, S. K. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9913222855744061pt_BR
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.contributor.advisor1IDCAMPOS, M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7094353742486259pt_BR
dc.contributor.referee1PIRES, Aparecida Carneiro.-
dc.contributor.referee2PEREIRA , Zildene Francisca.-
dc.description.resumoNa atualidade, o estudo da temática formação e atuação do Coordenador/a Pedagógico/a: desafios e possibilidades, apresenta-se como uma questão que precisa ser amplamente discutida nos cursos de Licenciatura em Pedagogia. A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Licenciatura em Pedagogia, foram definidas novas exigências no processo formação e ampliação dos espaços de atuação desse profissional. Este estudo monográfico objetivou refletir as funções e atribuições do Coordenador/aPedagógico/a na organização do trabalho pedagógico na contemporaneidade, em parceria com os diversos segmentos educativos, visando assim, identificar os desafios vivenciados no contexto escolar. Esta pesquisa tem como aporte teórico os seguintes autores: Amaral; Campos eSilva (2017), Soares (2011), Teixeira (2011), Dabul (2011), Pimenta (1995); Freire (1996); Silva (2006) e Libâneo (2011). A metodologia utilizada insere-se na abordagem da pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada, realizada com três (03) sujeitos: uma (01) diretora, Licenciada em Pedadogia uma (01) Coordenadora Pedagógica- Licenciada em Pedagogia e uma (01) Docente- Licenciada em Letras, que atuam em uma escola pública, ensino fundamental, nos anos iniciais, na cidade de Sousa-PB. Na análise dos dados foi utilizada as técnicas de Análise de Conteúdo (AC). A pesquisa apontou que as mudanças ocorridas na educação, a partir das exigências impostas pelas políticas neoliberais, acarretaram uma sobrecarga de trabalho para estes profissionais, em decorrência das novas demandas e exigências atuais. Logo, o processo de formação e atuação desse profissional exige uma sólida formação teórica-prática, um trabalho pedagógico coletivo, participativo, democrático, além de uma política de formação inicial e contínua, pautada na pesquisa como princípio formativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleFormação e atuação do/a coordenador/a pedagógico/a: desafios e possibilidades.pt_BR
dc.date.issued2019-11-27-
dc.description.abstractNowadays the theme, Pedagogical Coordinator‟s Training and Performance: challenges and chances study, presents it as a matter of wide discussion necessity of the license in Pedagogy course. As from the Law of Directives and Bases of National Education and the National Curricular Guidelines of the License in Pedagogy course, new requirements were settled in training and enlargement of the professional performance process. This monographic study has aimed to reflect the functions and attribution of the Pedagogical Coordinator in the organization of contemporary pedagogical work, in partnership with several educational segments aiming to identify the challenges experienced in school context. This research has the following authors as theoretical contribution: Amaral; Campos e Silva (2017), Soares (2011), Teixeira (2011), Dabul (2011), Pimenta (1995); Freire (1996); Silva (2006) e Libâneo (2011). The methodology used fits into qualitative research category. The data was collected through semi structed interview conducted with three (3) subjects – a (1) principal, graduated in pedagogy; a (1) pedagogic coordinator, graduated in pedagogy and a (1) teacher graduated in Language Studies – that work in the early years of a public elementary school in Sousa, PB. Content Analysis (CA) method was used for analyzing data. The research indicated that the changes occurred in education starting from the demand imposed by liberal policies, resulted in work overload for these professionals, due to the new request and current demand. Therefore, the training and performance process of this professional requires a solid theoretical-practical, as well as a collective pedagogical, participative and democratic work, along with a policy of initial and continuous training, based in research as a formative principle.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11687-
dc.date.accessioned2020-02-10T11:27:07Z-
dc.date.available2020-02-10-
dc.date.available2020-02-10T11:27:07Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCoordenador pedagógico - atuaçãopt_BR
dc.subjectFormação profissional - coordenador pedagógicopt_BR
dc.subjectOrganização do trabalho pedagógicopt_BR
dc.subjectPolíticas neoliberaispt_BR
dc.subjectPedagogical Coordinator - Performancept_BR
dc.subjectProfessional Training - Pedagogical Coordinatorpt_BR
dc.subjectOrganization of Pedagogical Workpt_BR
dc.subjectNeoliberal Policiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLINS, Stanislleya Kaennia Ferreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTraining and performance of the pedagogical coordinator: challenges and possibilities.pt_BR
dc.identifier.citationLINS, Stanislleya Kaennia Ferreira. Formação e atuação do/a coordenador/a pedagógico/a: desafios e possibilidades. 2019. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
STANISLLEYA KAENNIA FERREIRA LINS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2019.pdfStanislleya Kaennia Ferreira Lins. Monografia Pedagogia. CFP 2019.479.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.