Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11709
Title: O surgimento da bossa nova: Tom Jobim e a releitura das tradições musicais brasileiras.
Other Titles: The rise of bossa nova: Tom Jobim and the re-reading of Brazilian musical traditions.
???metadata.dc.creator???: QUEIROZ, Douglas.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CEBALLOS, Viviane Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Israel Soares de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MOREIRA NETO, Mariana.
Keywords: Tom Jobim;Bossa Nova;Música Popular Brasileira - MPB;Musicalidade brasileira;Modernidade;Brazilian Popular Music - MPB;Brazilian musicality;Modernity
Issue Date: 11-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: QUEIROZ, Douglas. O surgimento da bossa nova: Tom Jobim e a releitura das Tradições musicais brasileiras. 2019. 100f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: A música popular ao longo do século XX passou por grandes debates e transformações ao passo que toda a estrutura do Brasil estava imersa em várias conturbações sócio- politico-econômicas. O nosso estudo busca compreender o processo das releituras e da modernização do Samba a MPB (aqui definido como conceito e não um estilo ou ritmo). Tal problema será trabalhado a partir das produções de Antônio Carlos Jobim, pois acreditamos que a trajetória e carreira deste compositor pode nos ajudar a refletir sobre as dissidências e múltiplas faces que permeiam o meio do Samba, passando pela Bossa Nova chegando á consolidação do termo Música Popular Brasileira a partir da década de 1970. As análises terão base nas canções de Tom Jobim (tanto anteriores quanto contemporâneas a bossa nova) enquanto fontes, servindo de fio condutor para nossa narrativa e argumentação. Metodologicamente nos pautaremos nas propostas de Marcos Napolitano (2002), para considerar “texto” e “contexto” e traças os paralelos e possibilidades de interpretação das canções, não só dentro do cenário musical, mas na amplitude e transversalidade da cultura e da arte dentro dos vários âmbitos da sociedade.
Abstract: Popular music throughout the twentieth century suffered major debates and transformations while the whole structure of Brazil was immersed in various socio- political-economic turmoil. Our study seeks to understand the process of rereading and modernizing from Samba to MPB (here defined as a concept and not a style or rhythm). This problem will be addressed through the productions of Antonio Carlos Jobim, because we believe that him trajectory and career of him as a composer can help us to reflect on the dissent and multiple faces that permeate the middle of Samba, passing through Bossa Nova and consolidating the term Brazilian Popular Music from the 1970. The analyzes will be based on Tom Jobim's songs (both prior and contemporary to bossa nova) as sources, serving as a guiding thread for our narrative and argument. Methodologically we will be guided by the proposals of Marcos Napolitano (2002), to consider “text” and “context” and trace the parallels and possibilities of interpretation of the songs, not only within the musical scenario, but in the breadth and transversality of culture and art within from various areas of society.
Keywords: Tom Jobim
Bossa Nova
Música Popular Brasileira - MPB
Musicalidade brasileira
Modernidade
Brazilian Popular Music - MPB
Brazilian musicality
Modernity
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11709
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DOUGLAS QUEIROZ. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.2019.pdfDouglas Queiroz. TCC. Licenciatura Plena em História.2019.1.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.