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dc.creator.IDOLIVEIRA, A. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5478552412286333pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.-
dc.contributor.advisor1IDBARBOSA, M. V. L. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8583361104101777pt_BR
dc.contributor.referee1MOURA , Adriana Sidrelle Rolim de.-
dc.contributor.referee2SOUZA , José Wanderley Alves de.-
dc.description.resumoA dificuldade de orientar os alunos do 9º Ano a produzirem o artigo científico, com intuito de socializar o processo de investigação científica pertencente ao Trabalho de Conclusão do Fundamental, numa escola da rede pública do Estado de Pernambuco, acarretou reflexões acerca da existência de fragilidades no letramento acadêmico na formação inicial dos professores de língua materna, uma vez que o artigo científico pertence ao domínio acadêmico científico. Com o intuito de evidenciar a importância do letramento acadêmico na formação inicial e continuada do professor de língua materna, compreendendo de que modo as práticas de letramento acadêmico determinam a construção da identidade do professor de Língua Portuguesa, elaborou-se o respectivo estudo que utilizou como proposta metodológica a escrita autoetnográfica, cuja constituição permitiu à pesquisadora atuar como investigadora e objeto de investigação a partir da utilização como corpus da pesquisa as suas vivências acadêmicas, com ênfase na acadêmica universitária, e assim, elaborar um caderno de atividades cuja proposta intenciona a promoção do letramento acadêmico dos professores de Ensino Fundamental II, a partir da produção do gênero discursivo artigo científico. O caminho investigativo percorrido com a contribuição teórica dos Novos Estudos do Letramento favoreceu a compreensão de que a predominância do modelo autônomo de letramento durante a educação básica e o modelo de habilidades durante o ensino superior concorreram para que as práticas pedagógicas adotadas pela docente investigada direcionassem uma proposta vulnerável de ensino de língua materna em relação à orientação dos seus alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental para produzir o gênero artigo científico, ou a qualquer outro pertencente ao domínio acadêmico. Posto isto, a formação em serviço ou continuada com o suporte da universidade representa uma oportunidade para que os professores de língua materna do Ensino Fundamental II desenvolvam práticas de letramento acadêmico a partir do desenvolvimento do espírito investigativo das suas práticas de ensino de Língua Portuguesa aliado às concepções teóricas pertinentes, e assim, insiram os seus discentes em práticas socioculturais de uso da leitura e escrita, contribuindo com a promoção de práticas de letramentos no âmbito escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleLetramento acadêmico: uma proposta para formação continuada dos professores de língua materna.pt_BR
dc.date.issued2019-08-26-
dc.description.abstractThe difficulty in guiding 9th grade students to produce the scientific article, in order to socialize the process of scientific investigation belonging to the Elementary School Conclusion Work, in a public school in the state of Pernambuco, led to reflections on the existence of weaknesses in the study. academic literacy in the initial formation of native language teachers, since the scientific article belongs to the scientific academic domain. In order to highlight the importance of academic literacy in the initial and continuing education of the mother tongue teacher, understanding how the practices of academic literacy determine the construction of the identity of the Portuguese language teacher, the respective study was used. methodological proposal the autoetnographic writing, whose constitution allowed the researcher to act as a researcher and object of investigation from the use as research corpus of her academic experiences, with emphasis on the university academic, and thus, to elaborate a book of activities whose proposal intends the promotion. of the academic literacy of elementary school teachers, from the production of the discursive genre scientific article. The investigative path taken with the theoretical contribution of the New Studies of Literacy favored the understanding that the predominance of the autonomous model of literacy during basic education and the skills model during higher education contributed to the pedagogical practices adopted by the investigated teacher vulnerable proposal of mother tongue teaching in relation to the orientation of its 9th grade students to produce the scientific article genre, or to any other academic subject. Having said that, in-service or continuing education with the support of the university represents an opportunity for elementary school teachers of mother tongue II to develop academic literacy practices from the development of the investigative spirit of their Portuguese language teaching practices combined with relevant theoretical conceptions, and thus, insert their students in sociocultural practices of reading and writing, contributing to the promotion of literacy practices in the school environment.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11730-
dc.date.accessioned2020-02-10T16:38:52Z-
dc.date.available2020-02-10-
dc.date.available2020-02-10T16:38:52Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLíngua maternapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectGêneros discursivospt_BR
dc.subjectLetramento acadêmicopt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectMother tonguept_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectDiscursive genrespt_BR
dc.subjectAcademic Literacypt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Aurilene Ferreira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAcademic literacy: a proposal for continuing education for native language teachers.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Aurilene Ferreira de. Letramento acadêmico: uma proposta para formação continuada dos professores de língua materna. 2019. 209f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

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