Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11733
Title: (Con)texto didático: aspectos e reflexões acerca da leitura literária em sala de aula.
Other Titles: (Con) didactic text: aspects and reflections about literary reading in the classroom.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Sheila Cristina Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Elri Bandeira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERREIRA JÚNIOR , Nelson Eliezer.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALVES, José Hélder Pinheiro.
Keywords: Leitura literária;Formação de professores;Língua portuguesa - estudo e ensino;Didática;Literary reading;Teacher training;Portuguese language - study and teaching;Didactics
Issue Date: 14-Jul-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Sheila Cristina Ferreira de. (Con)texto didático: aspectos e reflexões acerca da leitura literária em sala de aula. 2015. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Uma das aspirações que se tem em relação à instituição escolar é sua participação como promotora de leitores assíduos e reais, para tanto, é incluído na proposta de trabalho do professor de língua portuguesa a utilização do texto literário. A importância da literatura na formação do estudante não precisa ser discutida, no entanto, a condição em que a leitura literária é oferecida merece uma contemplação. Por isso, abordamos, a seguir, na perspectiva do fazer pedagógico do professor de língua portuguesa do ensino fundamental II, especificamente a turma do 9º ano, algumas reflexões relacionadas às práticas comuns do processo de leitura, por excelência a literária. Traçamos um percurso breve sobre as condições reais para o surgimento do sujeito leitor de literatura no espaço escolar, além de uma sumária verificação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) quanto à valorização desse texto para a concretização do leitor literário. Propomo-nos, também, discutir um capítulo do livro didático, Perspectiva, adotado pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Thomaz Pires, situada em Sousa, no interior da Paraíba, referente à turma do nono ano, mediante o pressuposto que o livro didático é uma referência forte aos professores da Educação Básica, assim, examinamos a participação do texto literário nesse veículo massificado e a sua contribuição no incentivo a essa leitura especificamente. Por fim, apresentamos uma exposição que trata da formação do professor em língua portuguesa para atuar nesse contexto. Na tentativa de minimizar as problemáticas que circundam a formação do leitor literário, oferecemos algumas oficinas, ações pedagógicas que poderão ser executadas em sala de aula, fugindo assim da padronização do uso excessivo do livro didático. Para tanto, partimos de estudos de teóricos como Antonie Compagnon, Regina Zilberman, Teresa Colomer, Luciano Amaral Oliveira, Lígia Chiappini Leite, entre outros autores valiosos para a realização desse trabalho.
Abstract: One of the desire that it has in relation to the educational instituion´s participation as a promoter of assiduous and real readers. Therefore, this is inclued in the Portuguese language teacher as way of work to use the literary text. The importance of literature in the formation fo the students don´t need attetion, but the condition that these literatures are taught they must give attetion. Therefore, we did this work in pedagogical practice the perspective of Portuguese-speaking elementar school teacher II specifically the class of 9 th grade, some reflections related to the common process of Reading practices, for literary excellence. We plan a short way about actual conditions for the for the emergence of the subject literature player at school, as well as a brief check of the National Curriculum Parameters (PCN's) as the appreciation of the text to the achievement of the literary reader. We propose also discuss a chapter of the textbook, Perspective, adopted by the State Elementary School Dr. Thomaz Pires, located in Sousa inside the Paraíba, referring to the ninth grade class, upon the assumption that the textbook It is a strong reference to the Basic Education teachers. Thus, we examined the involvement of the literary text that massiveness vehicle and its contribution in encouraging this reading specifically. Finally, we present an exhibition which deals with teacher training in Portuguese to act in this context. In an attempt to minimize the problems surrounding the formation of literary readers, we offer some workshops, educational activities that can be performed in the classroom, thus escaping the standardization of excessive use of textbooks and other common school practices that do not promote or not promote literary reading achievements. The starting point of theoretical studies as Antonie Compagnon (2009), Regina Zilberman (2010), Louciano Amaral Oliveira (2010), Ligia Chiappini Leite (1983), among other valuable authors to conduct this work.
Keywords: Leitura literária
Formação de professores
Língua portuguesa - estudo e ensino
Didática
Literary reading
Teacher training
Portuguese language - study and teaching
Didactics
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11733
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SHEILA CRISTINA FEREIRA DE SOUSA - DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2015.pdfSheila Cristina Ferreira de Sousa - Dissertação PROFLETRAS.2015.2.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.