Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11782
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, A. N. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4407749744584014pt_BR
dc.contributor.advisor1MENEZES, Maria Emília da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDMENEZES, M. E. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6013954511475818pt_BR
dc.contributor.referee1RAMOS, Déborah Dornelas.-
dc.contributor.referee2FEITOSA, Izayana Pereira.-
dc.description.resumoO estresse é resultado da interação entre as características das pessoas e as demandas do meio externo e interno e a percepção do indivíduo quanto a sua capacidade de resposta. Está associado à liberação de hormônios que, além de alterar vários aspectos da fisiologia, têm ainda um efeito modulador das defesas do organismo, onde reage a componentes físicos ou psicológicos, o principal hormônio com essas funções é o cortisol. O estresse está comumente associado aos estudantes universitários, pois o ingresso no âmbito universitário promove diversas adaptações e mudanças na vida dos estudantes, que passam por novos desafios. O presente estudo objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura sobre Estresse em Graduandos da Saúde, descrevendo a produção cientifica existente na literatura sobre o estresse na graduação e os fatores que associam aos cursos da área da saúde. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica sistemática, onde a busca do material foi realizada através das bases de dados Medline, Pubmed, Lilacs, Scielo, Google Acadêmico e comitês nacionais e internacionais de saúde, onde foram incluídas referências bibliográficas dentre os anos de 2009 a 2019. Para a busca foi utilizados os seguintes termos (palavras chaves): 1) Estresse; 2) Graduação; 3) Ansiedade; 4) Saúde e 5) Farmacêutico. Por meio do presente estudo, conclui-se que é maior a prevalência de sintomas de estresses em estudantes de graduação dos cursos de enfermagem e medicina, identificou –se também que atinge estudantes em vários estágios da graduação e que os fatores mais comuns estão relacionados a distancia da família, as atividades extensas do curso, expectativas de empregos, entre outros. Nos últimos anos o estresse tem aumentando significativamente nos estudantes da graduação, devido à cobrança da sociedade com os futuros profissionais. A ausência de artigos em graduandos de farmácia dificultou o estudo e apontou a necessidade de um estudo especifico nesse curso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFarmáciapt_BR
dc.titleEstresse em graduandos da saúde com foco no farmacêutico: uma revisão bibliográfica sistemática.pt_BR
dc.date.issued2019-11-12-
dc.description.abstractStress is the result of the interaction between people's characteristics and the demands of the external and internal environment and the individual's perception of their responsiveness. It is associated with the release of hormones that, besides altering various aspects of physiology, also have a modulating effect on the body's defenses, where it reacts to physical or psychological components, the main hormone with these functions is cortisol. Stress is commonly associated with undergraduate students, as university entry promotes various adaptations and changes in students' lives, which face new challenges. This study aimed to carry out a systematic review of the Stress Undergraduate Health literature, describing the scientific literature on stress on graduation and the factors associated with health courses. A systematic bibliographic search was performed, where the search for the material was performed through the databases Medline, Pubmed, Lilacs, Scielo, Google Scholar and national and international health committees, which included bibliographic references from 2009 to 2019. For the search we used the following terms (keywords): 1) Stress; 2) Graduation; 3) anxiety; 4) Health and 5) Pharmaceutical. In the articles approached it was found that the health courses with higher incidence of stress are nursing and medicine, it was also identified that reaches students in various stages of graduation and that the most common factors are related to distance from family, extensive activities of course, job expectations, among others. In recent years, stress has increased significantly in undergraduate students, due to society's demands on future professionals. The absence of articles in pharmacy undergraduates made the study difficult and pointed to the need for a specific study in this course.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11782-
dc.date.accessioned2020-02-11T15:30:04Z-
dc.date.available2020-02-11-
dc.date.available2020-02-11T15:30:04Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstressept_BR
dc.subjectGraduaçãopt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectFarmacêuticopt_BR
dc.subjectStresspt_BR
dc.subjectUniversity graduatept_BR
dc.subjectAnxietypt_BR
dc.subjectHealthpt_BR
dc.subjectPharmacistpt_BR
dc.subjectEstrés-
dc.subjectGraduado universitario-
dc.subjectAnsiedad-
dc.subjectSalud-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Aline Niéble Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStress in health graduates with a focus on pharmacists: a systematic literature review.pt_BR
dc.title.alternativeEstrés en los estudiantes de pregrado en salud con enfoque en el farmacéutico: una revisión sistemática de la literatura.-
dc.identifier.citationSANTOS, Aline Niéble Souza. Estresse em graduandos da saúde com foco no farmacêutico: uma revisão bibliográfica sistemática. 2019. 41 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Farmácia, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.pt_BR
dc.description.resumenEl estrés es el resultado de la interacción entre las características de las personas y las demandas del entorno externo e interno y la percepción que tiene el individuo de su capacidad de respuesta. Se asocia a la liberación de hormonas que, además de alterar diversos aspectos de la fisiología, también tienen un efecto modulador de las defensas del organismo, donde reacciona a componentes físicos o psicológicos, cuya principal hormona con estas funciones es el cortisol. El estrés se asocia comúnmente con los estudiantes universitarios, ya que el ingreso al entorno universitario promueve diversas adaptaciones y cambios en la vida de los estudiantes, que enfrentan nuevos desafíos. El presente estudio tuvo como objetivo realizar una revisión sistemática de la literatura sobre el estrés en los estudiantes de pregrado en salud, describiendo la producción científica existente en la literatura sobre el estrés en los cursos de pregrado y los factores asociados a los cursos en el área de la salud. Se realizó una búsqueda bibliográfica sistemática, donde se realizó la búsqueda del material a través de las bases de datos Medline, Pubmed, Lilacs, Scielo, Academic Google y comités de salud nacionales e internacionales, que incluyó referencias bibliográficas de los años 2009 a 2019 para la búsqueda , se utilizaron los siguientes términos (palabras clave): 1) Estrés; 2) Graduación; 3) ansiedad; 4) Salud y 5) Farmacéutico. A través de este estudio se concluye que la prevalencia de síntomas de estrés es mayor en estudiantes de pregrado de los cursos de enfermería y medicina, también se identificó que afecta a estudiantes en diversas etapas de egreso y que los factores más comunes están relacionados con la distancia con la familia, Amplias actividades del curso, expectativas laborales, entre otros. En los últimos años, el estrés ha aumentado significativamente en los estudiantes de pregrado, debido a las demandas de la sociedad sobre los futuros profesionales. La ausencia de artículos en los estudiantes de farmacia dificultó el estudio y señaló la necesidad de un estudio específico en este curso.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Farmácia - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE NIÉBLE SOUZA SANTOS - TCC BACHARELADO EM FARMÁCIA CES 2019.pdfAline Niéble Souza Santos - TCC Bacharelado em Farmácia CES 2019364.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.