Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11811
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, A. B. E.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2714106595626899pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, Maria de Fátima.-
dc.contributor.advisor1IDALVES, M. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290512017403409pt_BR
dc.contributor.referee1RIBEIRO , Roziane Marinho.-
dc.contributor.referee2REINALDO, Maria Augusta G. de Macedo.-
dc.description.resumoEsta dissertação visa colaborar com os estudos sobre leitura e planejamento de ensino no âmbito da formação inicial docente, analisando materiais didáticos com foco na capacidade leitora dos alunos no Ensino Fundamental II. A temática enfocada se faz relevante ao verificarmos que, no Brasil, destacam-se poucos pesquisadores que vêm desenvolvendo pesquisas – regulares- em torno do planejamento das atividades de ensino de leitura, com foco nos preceitos do Interacionismo Sociodiscursivo. Nesse sentido, propomos como principal objetivo investigar a concepção dos alunos (pré) estagiários do Curso de Letras sobre planejamento de ensino e as implicações de tal concepção na produção de materiais didáticos para o ensino de atividades de leitura. Essa proposta de investigação foi construída a partir das seguintes perguntas: 1) O que significa planejamento de ensino para os alunos (pré) estagiários do curso de Letras? 2) Como a concepção de planejamento de ensino dos alunos (pré) estagiários do Curso de Letras se materializa na elaboração de material didático com foco na capacidade leitora de alunos do Ensino Fundamental II?. Como embasamento teórico, utilizamos os estudos de Libâneo (1994), Luckesi (2001), Menegolla e Sant‟Anna (2014) quanto à concepção de planejamento de ensino; autores como Lerquin (2014), Barros (2014), Scheneuwly e Dolz (2004), Costa-Hubes (2014), quanto às concepções de leitura e sequência didática no âmbito da perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART,1999). Nossa pesquisa se insere no panorama da Linguística Aplicada, relacionando o trabalho do professor em formação inicial, a linguagem, o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. E caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva, de cunho etnográfico. Ela foi realizada na disciplina Planejamento e Avaliação do Curso de Letras- Língua Portuguesa (diurno) de uma Universidade Pública do Estado da Paraíba, contando, inicialmente, com a participação ativa de dezoito alunos regularmente matriculados. No entanto, dada às condições da pesquisa aplicada, o corpus foi reduzido para um aluno-colaborador, no intuito de desenvolvermos uma análise mais aprofundada de todo o processo de produção de seu material didático. Como resultados, verificamos que os alunos (pré) estagiários conseguiram planejar, aplicar e refletir sobre a produção do material didático, considerando o contexto escolar e elaborando atividades de ensino de leitura que avançam o modelo mecanicista, sendo producentes no contexto da sequência didática com foco no modelo de leitura interativa vinculada ao ISD.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguagempt_BR
dc.titleO planejamento de atividades de ensino de leitura no contexto da formação inicial do curso de Letras.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.description.abstractThis dissertation aims to collaborate with studies on reading and teaching planning in the scope of initial teacher training, analyzing teaching materials focusing on the reading ability of students in middle school. The focus of the study is relevant when we verify that in Brazil, few researchers have been researching - regular - around the planning of reading teaching activities, focusing on the precepts of Sociodiscursive Interactionism. In this sense, we propose as a main objective to investigate the conception of students (pre) trainees of the Course of Letters about teaching planning and the implications of such conception in the production of teaching materials for the teaching of reading activities. This research proposal was constructed based on the following questions: 1) What does teaching planning mean for students (pre) trainees of the Language graduation? 2) How does the design of teaching planning of the students (pre) trainees of the Language graduation materialize in the elaboration of didactic material with focus on the reading ability of Middle School students? As a theoretical basis, we used the studies of Libâneo (1994), Luckesi (2001), Menegolla and Sant'Anna (2014) regarding the conception of teaching planning, as well as authors such as Lerquin (2014), Barros (2014), Scheneuwly and Dolz (2004), Costa-Hubes (2014), who contemplate discussions about reading conceptions and didactic sequence within the perspective of Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 1999). Our research is inserted in the field of Applied Linguistics, relating the work of the teacher in initial formation, language, teaching and learning of Portuguese Language. And, it is characterized, like a qualitative research of descriptive nature, of ethnographic character. It was carried out in the Planning and Evaluation of Course of Letters (diurnal) of a Public University in the state of Paraíba, initially counting on the active participation of eighteen students regularly enrolled. However, given the conditions of applied research, the corpus was reduced to a student-collaborator, in order to develop a more in-depth analysis of the entire process of production of his didactic material. As a result, we verified that the students (pre) trainees were able to plan, apply and reflect on the production of didactic material, considering the school context and elaborating reading teaching activities that advance the mechanistic model, being produced in the context of the didactic sequence with focus on the interactive reading model linked to ISD.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11811-
dc.date.accessioned2020-02-12T11:50:36Z-
dc.date.available2020-02-12-
dc.date.available2020-02-12T11:50:36Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectInteracionismo Sociodiscursivopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPlanejamento de Ensinopt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectSociodiscursive Interactionismpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectTeaching Planningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Alachermam Braddylla Estevam da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe planning of reading teaching activities in the context of the initial formation of the letters course.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSILVA, A. B. E. da. O planejamento de atividades de ensino de leitura no contexto da formação inicial do curso de Letras. 2019. 176 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11811pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALACHERMAM BRADDYLLA ESTEVAM DA SILVA - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2019.pdfAlachermam Braddylla Estevam da Silva - Dissertação PPGLE CH 20191.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.