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Title: Entre a cruz e a espada: relações discursivas paradoxais entre o papa Francisco e o movimento feminista.
Other Titles: Between the cross and the sword: paradoxical discursive relations between pope Francis and the feminist movement.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Ramon do Nascimento.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FARIAS, Washington Silva de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NARDI, Fabiele Stockmans de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado.
Keywords: Discurso;Papa Francisco;Movimento Feminista;Relação paradoxal;Relações discursivas;Análise de discurso;Discourse;Pope Francis;Feminist Movement;Paradoxal Relation;Discourse Relations;Speech Analysis
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, R. do N. Entre a cruz e a espada: relações discursivas paradoxais entre o papa Francisco e o movimento feminista. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11816
???metadata.dc.description.resumo???: Tendo como base a Análise de Discurso pecheutiana, esta pesquisa busca compreender as relações discursivas constituídas a partir de discursos produzidos pelo Papa Francisco e pelo Movimento Feminista ao tratarem de temas comuns. Tomamos como corpus os discursos do Papa Francisco e de grupos feministas quando esses falam sobre pautas de interesse comum, sendo estas o aborto e direitos reprodutivos, prostituição e relações gerais sobre a violência e submissão da mulher. Para cumprir o objetivo através deste corpus, primeiramente desenvolvemos um percurso teórico que teve como base a relação entre Igreja Católica e sujeito Mulher, discutindo sobre a constituição do feminino desde as influências da tradição judaica, passando pela construção da mulher no Cristianismo primitivo, pelo período da inquisição católica, pelas primeiras manifestações de mulheres no discurso revolucionário francês e pelas ondas do Movimento Feminista em relação à Igreja contemporânea, a partir dos concílios. Aqui, ainda trazemos uma discussão sobre a relação entre o Papa Francisco e o Movimento Feminista, tendo como pano de fundo o panorama heterogêneo da década de 2010. Logo após, construímos uma revisão de pressupostos teóricos da Análise de Discurso que são relevantes para a compreensão de nosso objeto de estudo, principalmente em relação às possibilidades de conflito a partir das tomadas de posição-sujeito formuladas por Pêcheux (1982 [2014], 2014), identificação, contraidentificação e desidentificação, e pelos efeitos de sentido desenvolvidos por Cazarin (2004) a partir das tomadas de posição: aliança, diferença, divergência e antagonismo. Aqui, também consideramos importante a discussão de Pêcheux (1991 [2015]) sobre as lutas ideológicas de movimento e os objetos de paradoxo lógico, principalmente ao tratar sobre os temas em comum entre Papa e Movimento Feminista. Em nossa metodologia, desenhamos um espaço discursivo a partir de Maingueneau (1997) formado pelas formações discursivas que são ocupadas pelos sujeitos em evidência, sendo elas a Formação Discursiva Católica, na qual o sujeito Papa Francisco se inscreve sob a posição-sujeito papa, e a Formação Discursiva do Movimento Feminista, na qual os feminismos liberal, radical, marxista e católico ocupam posições. Por fim, nossa análise é apresentada a partir de três movimentos analíticos. O primeiro diz respeito à relação interna entre o sujeito Papa Francisco e a sua posição-sujeito e formação discursiva. Neste movimento, identificamos que foram provocados tensionamentos principalmente em relação à integralização de saberes feministas pelo sujeito papa, especialmente no que diz respeito à ordenação de mulheres na Igreja e sobre a menção a já-ditos feministas. Por sua vez, o segundo movimento teve como foco a relação entre o sujeito Papa e a sua exterioridade, ou seja, a sua relação com o Movimento Feminista. Aqui, identificamos uma relação paradoxal presente no discurso do papa; ora o discurso deste sujeito apresenta sentidos e gestos de aliança, ora de divergência, ora de antagonismo. Também foi possível verificar a presença de uma regularidade no funcionamento discursivo de Francisco, que nomeamos de contrarresistência. Por último, analisamos o discurso dos feminismos em relação ao dito por Francisco, em efeito de resposta. Neste movimento, observamos também uma presença de uma relação paradoxal, marcada por gestos múltiplos, mas principalmente voltadas aos efeitos de divergência e antagonismo. Em suma, o paradoxo dessa relação decorre dos modos múltiplos e não coincidentes de produção de sentidos nos discursos de ambos os sujeitos, o religioso católico e o feminista: nos processos de significação em que se relacionam, há identificações, contraidentificações e desidentificações.
Abstract: Based on the analysis of pecheutian discourse, this research seeks to understand the discursive relations constituted from discourses produced by Pope Francisco and the Feminist Movement in dealing with common themes. We take as a corpus the speeches of Pope Francisco and feminist groups when they speak about patterns of common interest, such as abortion and reproductive rights, prostitution and general relations about violence and women's submission. In order to fulfill the objective through this corpus, we first developed a theoretical course based on the historical relationship between the Catholic Church and the female subject, discussing the constitution of the feminine from the influences of the Jewish tradition, to the construction of women in primitive Christianity , by the period of the Catholic Inquisition, by the first manifestations of women in the French revolutionary discourse and by the waves of the Feminist Movement in relation to the contemporary Church, from the councils. Here, we still bring up a discussion of the relationship between Pope Francis and the Feminist Movement, taking as a background the heterogeneous panorama of the decade of 2010. Soon after, we construct a revision of the theoretical presuppositions of Discourse Analysis that are relevant to the understanding of our object of study, especially in relation to the possibilities of conflict from the subject-position statements formulated by Pêcheux (1982 [2014], 2014), identification, counteridentification and disidentification, and by the effects of meaning developed by Cazarin (2004) from the positions taken: alliance, difference, divergence and antagonism. Here, we also consider Pêcheux's (1991 [2015]) discussion of ideological struggles of movement and the objects of logical paradox, especially when discussing the themes in common between Pope and the Feminist Movement. In our methodology, we draw a discursive space from Maingueneau (1997) formed by the discursive formations that are occupied by the subjects in evidence, being they the Discursive Catholic Formation, in which the subject Pope Francisco inscribes under the position-subject pope, and the Discursive Formation of the Feminist Movement, in which liberal, radical, Marxist and Catholic feminisms occupy positions. Finally, our analysis is presented from three analytical movements. The first concerns the internal relationship between the subject Pope Francis and his position-subject and discursive formation. In this movement, we have identified tensions, especially in relation to the feminization of feminist knowledge by the pope, especially with regard to the ordination of women in the Church and the mention of already-feminist women. In turn, the second movement focused on the relationship between the subject of the Pope and his externality, that is, his relationship with the Feminist Movement. Here we identify a paradoxical relationship present in the pope's discourse; now the discourse of this subject presents meanings and gestures of alliance, now of divergence, now of antagonism. It was also possible to verify the presence of a regularity in the discursive functioning of Francisco, which we call counter-resistance. Finally, we analyze the discourse of feminisms in relation to what is said by Francis in response. In this movement, we also observed a presence of a paradoxical relationship, marked by multiple gestures, but mainly focused on the effects of divergence and antagonism. In short, the paradox of this relationship stems from the multiple and non-coincident modes of meaning production in the discourses of both the Catholic and the feminist religious: in the processes of signification in which they relate, there are identifications, counteridentifications, and non-identifications.
Keywords: Discurso
Papa Francisco
Movimento Feminista
Relação paradoxal
Relações discursivas
Análise de discurso
Discourse
Pope Francis
Feminist Movement
Paradoxal Relation
Discourse Relations
Speech Analysis
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11816
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