Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11842
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMACEDO, F. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5629065327550281pt_BR
dc.contributor.advisor1GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva.-
dc.contributor.advisor1IDGALVÃO, S. K. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1884866393566827pt_BR
dc.contributor.referee1LOPES, Gilmara da Silva.-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, José Rogério de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2019.tccmon.macedo-
dc.description.resumoOs altos índices de violência de gênero no Brasil, em especial a violência originada da homofobia tem despertado o interesse em pesquisar o tema, sobretudo porque a faixa etária que mais sofre com esta violência está compreendida entre os 15 aos 19 anos. Desta forma, esta pesquisa escolheu a escola como locus primevo de coleta de dados, que teve como objetivo geral avaliar a existência da Violência de Gênero no ambiente escolar de três municípios do Cariri Paraibano. Além de Traçar um diagnóstico da situação de violência existente nas Escolas do Cariri Paraibano; Verificar a existência de Planos Escolares de combate a Homofobia nas escolas do Cariri Paraibano; Apontar se a atuação das Escolas do Cariri Paraibano com relação a Homofobia está de acordo com a legislação vigente no país; Identificar os principais problemas enfrentados pela Escola para implementar ações e políticas de combate a Homofobia; E, Identificar as estratégias utilizadas pelas escolas no enfrentamento a esta problemática, juntamente com os agentes sociais que compõem a escola (direção, professores e alunos), a partir de uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem qualitativa e utilização de técnicas de questionário, entrevista e Grupo Focal para coleta de dados que foram analisados a luz da Teoria das Representações Sociais conforme proposto por Moscovici (2013). Os dados indicaram o despreparo dos profissionais da educação em trabalhar a temática de gênero nas escolas, bem como revelaram o lado violento dos comportamentos padronizados e impostos dentro da escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas e homofobia em escolas do Cariri Paraibano.pt_BR
dc.date.issued2019-07-11-
dc.description.abstractThe high rates of gender violence in Brazil, especially violence originated from homophobia, has aroused interest in researching the subject, especially because the age group that suffers most from this violence is between 15 and 19 years old. In this way, this research chose the school as original locus of data collection, whose general objective was to evaluate the existence of Gender Violence in the school environment of three municipalities at Cariri of Paraiba. In addition, to mapping a diagnosis of the situation of violence in the Schools at Cariri of Paraiba; To verify the existence of School Plans to combat Homophobia in the schools at Cariri of Paraiba; To indicate if the performance of the Schools at Cariri of Paraiba in relation to Homophobia is in accordance with the legislation in force in the country; Identify the main problems faced by the School to implement actions and policies to combat Homophobia; And to identify the strategies used by schools to address this problem, along with the social agents that make up the school (direction, teachers and students), based on an exploratory research with a qualitative approach and use of questionnaire techniques, interview and Focal Group for data collection that were analyzed in light of the Theory of Social Representations as proposed by Moscovici (2013). The data indicated the lack of preparation of education professionals to work on gender issues in schools, as well as revealing the violent side of standardized and imposed behavior within the school.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11842-
dc.date.accessioned2020-02-12T18:38:28Z-
dc.date.available2020-02-12-
dc.date.available2020-02-12T18:38:28Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHomofobiapt_BR
dc.subjectViolência de gêneropt_BR
dc.subjectTemas transversais e educaçãopt_BR
dc.subjectEscola e homossexualidadept_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectHomophobiapt_BR
dc.subjectGender-based violencept_BR
dc.subjectCross-cutting themes and educationpt_BR
dc.subjectSchool and homosexualitypt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMACEDO, Fabiana Farias de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePedagogical practices and homophobia in schools in Cariri Paraibano.pt_BR
dc.identifier.citationMACEDO, Fabiana Farias de. Práticas pedagógicas e homofobia em escolas do Cariri Paraibano. 2019. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11842pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABIANA FARIAS DE MACEDO - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2019.pdfFabiana Farias de Macedo - TCC Ciências Sociais 2019. 1.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.