Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11845
Title: Mapas temáticos para jogos virtuais: metodologias ativa no processo de construção do saber pelo seu aluno.
Other Titles: Thematic maps for virtual games: active methodologies in the process of building knowledge by your student.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Nathannael Rodrigues.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ROCHA, Alexsandra Bezerra da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA , Micaelle Amancio da.
Keywords: Cartografia escolar;Geografia - ensino;Jogos virtuais;Mapas temáticos;School Cartography;Geography - Teaching;Virtual Games;Thematic Maps
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA, Nathannael Rodrigues. Mapas temáticos para jogos virtuais: metodologias ativa no processo de construção do saber pelo seu aluno. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo foi desenvolvido na Escola Municipal Padre Manuel Pereira, na cidade de Umari-CE, no período de junho-outubro de 2019, descreve a utilização do Software RPG Maker MV nas aulas de geografia do 7 ano. O objetivo da ação era a elaboração e o desenvolvimento de mapas temáticos para jogos eletrônicos em ambiente virtual, utilizando conteúdo do livro didático. A metodologia utilizada foi o desenvolvimento de 6 oficinas pedagógicas com alunos previamente selecionados, para elaboração de um projeto de cartografia escolar e serviu para apresentar metodologias ativas no processo de construção do saber dos alunos, e sua significância no estudo de conhecimentos cartográficos. Ao final do projeto foram elaborados pelos alunos um conjunto de 5 mapas em ambiente virtual, utilizando conteúdos voltados para a temática do sertão nordestino e suas características geográficas. O que chamou atenção foi que os alunos acabaram representando também suas realidades econômicas e sociais.
Abstract: This study was developed at Padre Manuel Pereira Municipal School, in the city of Umari-CE, from June to October 2019, describes the use of RPG Maker MV Software in 7-year geography classes. The objective of the action was the elaboration and development of thematic maps for electronic games in virtual environment, using textbook content. The methodology used was the development of 6 pedagogical workshops with previously selected students, for, elaboration of a project of school cartography and served to present active methodologies in the process of construction of the knowledge of the students, and its significance in the study of cartographic knowledge. At the end of the project, a set of 5 maps were created by the students in a virtual environment, using contents focused on the theme of the northeastern backcountry and its geographical characteristics. What was striking was that the students also ended up representing their economic and social realities.
Keywords: Cartografia escolar
Geografia - ensino
Jogos virtuais
Mapas temáticos
School Cartography
Geography - Teaching
Virtual Games
Thematic Maps
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11845
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NATHANNAEL RODRIGUES BEZERRA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2019.pdfNathannael Rodrigues Bezerra. TCC. Licenciatura em Geografia. 2019.2.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.