Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11847
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, A. M. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8860801765488252pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Kiara Tatianny Santos da.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, K. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3387759380349526pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Nayara Tatianna Santos da.-
dc.contributor.referee2CAETANO, Hoverdiano César Pereira.-
dc.description.resumoA educação inclusiva é uma questão de direitos humanos, aprender a respeitar os direitos dos outros, a conhecer, conviver e interagir, aprender com o outro, a ensinar e a compartilhar os conhecimentos, tem que ser uma constante aprendizagem no dia a dia, os alunos com deficiências são acobertados pela Lei 9394/96, nela, certifica-se que “haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela da Educação Especial”. Durante o estágio supervisionado, surgiu minha vontade de trabalhar com o tema “EDUCAÇÃO INCLUSIVA” quando na prática docente pude constatar a grande dificuldade dos professores na inclusão dos educandos com deficiências. Dessa maneira o estudo objetivou analisar os desafios de inclusão que os professores enfrentam em sala de aula, identificar o perfil dos professores do ensino fundamental, verificar os desafios e dificuldades de inclusão encontradas por esses professores, para realização da pesquisa foi usado o estudo de campo, com abordagem qualitativa com o uso de questionário semiestruturado. Desse modo, podemos concluir que informações nos apontam a falta de formação e capacitação profissional dos professores, bem como a falta de materiais e espaços adequados a esse atendimento, indicando a necessidade de melhor se discutir a inclusão na escola, a formação docente e estratégias adequadas para o atendimento aos alunos com deficiências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Especialpt_BR
dc.titleOs desafios da educação inclusiva para os docentes : em foco uma escola do município de Picuí-PBpt_BR
dc.date.issued2019-12-04-
dc.description.abstractInclusive education is a matter of human rights, learning to respect Théo rights of thers, to know, live anda Interact, to lean frim each other, to team and to share knowlwedge, has to be a constant learnig in everyday life. Students with SEN are covered by law 9394/96, which makes sure that “there will be, when necessary, specialized support services in the regular school, to meet the peculiarities pf the Special Education clientele”. During the supervised internship, my desire to work whit the theme “INCLUSIVE EDUCATION” arose when in teaching practice I could see the great difficulty is teachers in the inclusion of student’s whit SEN. Thus, the study aimed to analyze the challenges and of inclusion that teachers face in the classroom, to identify the profile of teachers in elementary school, to verify the challenges and difficulties of inclusion encountered by there teacher, the field study whit a qualitative approach using a semi-structured questionnaire. Thu, we can conclude that information point us to the lack of training and professional qualification of teachers, as well as the lack of adequate materials and spaces for this service, indicating the need to better discuss inclusion in school, teacher training and appropriate strategies, for attending students with SEN.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11847-
dc.date.accessioned2020-02-13T10:00:25Z-
dc.date.available2020-02-13-
dc.date.available2020-02-13T10:00:25Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectAtendimentopt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectChallengespt_BR
dc.subjectAttendancept_BR
dc.subjectEducación inclusiva-
dc.subjectServicio-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Aline Marta de Medeiros.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe challenges of inclusive education for teachers: focusing on a school in the municipality of Picuí-PBpt_BR
dc.title.alternativeLos desafíos de la educación inclusiva para docentes: en foco una escuela del municipio de Picuí-PB.-
dc.identifier.citationCOSTA, Aline Marta de Medeiros. Os desafios da educação inclusiva para os docentes : em foco uma escola do município de Picuí-PB. 2019. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.pt_BR
dc.description.resumenLa educación inclusiva es una cuestión de derechos humanos, aprender a respetar los derechos de los demás, a conocer, convivir e interactuar, aprender de los demás, enseñar y compartir conocimientos, tiene que ser un aprendizaje constante en la vida cotidiana, los estudiantes con discapacidad son amparada por la Ley 9394/96, que certifica que “habrá, cuando sea necesario, servicios de apoyo especializados, en las escuelas regulares, para atender las peculiaridades de la clientela de Educación Especial”. Durante la pasantía supervisada, mi deseo de trabajar con el tema “EDUCACIÓN INCLUSIVA” surgió cuando en la práctica docente pude ver la gran dificultad de los docentes en la inclusión de estudiantes con discapacidad. De esta manera, el estudio tuvo como objetivo analizar los desafíos de inclusión que enfrentan los docentes en el aula, identificar el perfil de los docentes de la escuela primaria, verificar los desafíos y dificultades de inclusión que enfrentan estos docentes, para llevar a cabo la investigación se utilizó el estudio de campo. con un enfoque cualitativo utilizando un cuestionario semiestructurado. De esta manera, podemos concluir que las informaciones apuntan a la falta de formación y formación profesional de los docentes, así como la falta de materiales y espacios adecuados para este servicio, lo que indica la necesidad de discutir mejor la inclusión en la escuela, la formación docente y adecuada. estrategias para atender a los estudiantes con discapacidades.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE MARTA DE MEDEIROS COSTA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2019.pdfAline Marta de Medeiros Costa - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2019392.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.