Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11860
Title: Abordagens da variação histórica da língua portuguesa no livro didático do Ensino Fundamental II.
Other Titles: Approaches to the historical variation of the Portuguese language in the textbook of Elementary Education II.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Giliard de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Abdoral Inácio da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
Keywords: Língua portuguesa- história;Língua portuguesa- formação;Livro didático;Variação histórica;Portuguese language- history;Portuguese language - training;Textbook;Historical variation
Issue Date: 11-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Giliard de Sousa. Abordagens da variação histórica da língua portuguesa no livro didático do ensino fundamental II. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: É primordial o conhecimento sobre a História da Língua Portuguesa no que se refere ao ensinoaprendizagem da concepção da variação histórica apresentada em uma língua. Este trabalho objetiva analisar de que forma o livro didático do 6° ano do Ensino Fundamental II aborda a variação histórica da Língua Portuguesa. A partir disso, evidenciar o processo histórico de formação da Língua Portuguesa e propor abordagens didáticas sobre a História da Língua Portuguesa aplicáveis no Ensino Fundamental II. Para tanto, utilizamos uma metodologia de cunho bibliográfico. A pesquisa realizou-se a partir dos estudos de Coutinho (2011), Assis (2011) e Bagno (2007). A partir da análise do Livro Didático, percebemos um enriquecimento de conhecimentos advindo dos estudos da origem da língua latina, passando pela chegada dos romanos à Península Ibérica. Esses estudos promovem uma discussão acerca das variações linguísticas que surgiram ao longo do tempo nessa língua, modificando-a. Diante disso, observa-se que se faz necessário a busca por outras fontes para o ensinoapredizagem, uma vez que a abordagem apresentada pelo Livro Didático é limitada.
Abstract: Knowledge about the History of the Portuguese Language is essential in terms of teaching and learning the concept of historical variation presented in a language. This work aims to analyze how the textbook of the 6th year of Elementary School II addresses the historical variation of the Portuguese language. From this, evidence the historical process of formation of the Portuguese Language and propose didactic approaches on the History of the Portuguese Language applicable in Elementary School II. For this, we use a bibliographic methodology. The research was carried out from the studies of Coutinho (2011), Assis (2011) and Bagno (2007). From the analysis of the Didactic Book, we noticed an enrichment of knowledge arising from studies of the origin of the Latin language, including the arrival of the Romans in the Iberian Peninsula. These studies promote a discussion about the linguistic variations that have appeared over time in that language, modifying it. Given this, it is observed that it is necessary to search for other sources for teaching-learning, since the approach presented by the Didactic Book is limited.
Keywords: Língua portuguesa- história
Língua portuguesa- formação
Livro didático
Variação histórica
Portuguese language- history
Portuguese language - training
Textbook
Historical variation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras- Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11860
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILIARD DE SOUSA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA. 2019.pdfGiliard de Sousa Silva. TCC. Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa. 2019.1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.