Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11860
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, G. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3598485710645993pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Abdoral Inácio da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, A. I.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839519539144588pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.-
dc.contributor.referee2SOUSA, José Wanderley Alves de.-
dc.description.resumoÉ primordial o conhecimento sobre a História da Língua Portuguesa no que se refere ao ensinoaprendizagem da concepção da variação histórica apresentada em uma língua. Este trabalho objetiva analisar de que forma o livro didático do 6° ano do Ensino Fundamental II aborda a variação histórica da Língua Portuguesa. A partir disso, evidenciar o processo histórico de formação da Língua Portuguesa e propor abordagens didáticas sobre a História da Língua Portuguesa aplicáveis no Ensino Fundamental II. Para tanto, utilizamos uma metodologia de cunho bibliográfico. A pesquisa realizou-se a partir dos estudos de Coutinho (2011), Assis (2011) e Bagno (2007). A partir da análise do Livro Didático, percebemos um enriquecimento de conhecimentos advindo dos estudos da origem da língua latina, passando pela chegada dos romanos à Península Ibérica. Esses estudos promovem uma discussão acerca das variações linguísticas que surgiram ao longo do tempo nessa língua, modificando-a. Diante disso, observa-se que se faz necessário a busca por outras fontes para o ensinoapredizagem, uma vez que a abordagem apresentada pelo Livro Didático é limitada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras- Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleAbordagens da variação histórica da língua portuguesa no livro didático do Ensino Fundamental II.pt_BR
dc.date.issued2019-12-11-
dc.description.abstractKnowledge about the History of the Portuguese Language is essential in terms of teaching and learning the concept of historical variation presented in a language. This work aims to analyze how the textbook of the 6th year of Elementary School II addresses the historical variation of the Portuguese language. From this, evidence the historical process of formation of the Portuguese Language and propose didactic approaches on the History of the Portuguese Language applicable in Elementary School II. For this, we use a bibliographic methodology. The research was carried out from the studies of Coutinho (2011), Assis (2011) and Bagno (2007). From the analysis of the Didactic Book, we noticed an enrichment of knowledge arising from studies of the origin of the Latin language, including the arrival of the Romans in the Iberian Peninsula. These studies promote a discussion about the linguistic variations that have appeared over time in that language, modifying it. Given this, it is observed that it is necessary to search for other sources for teaching-learning, since the approach presented by the Didactic Book is limited.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11860-
dc.date.accessioned2020-02-13T11:16:04Z-
dc.date.available2020-02-13-
dc.date.available2020-02-13T11:16:04Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa- históriapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa- formaçãopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectVariação históricapt_BR
dc.subjectPortuguese language- historypt_BR
dc.subjectPortuguese language - trainingpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectHistorical variationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Giliard de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeApproaches to the historical variation of the Portuguese language in the textbook of Elementary Education II.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Giliard de Sousa. Abordagens da variação histórica da língua portuguesa no livro didático do ensino fundamental II. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILIARD DE SOUSA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA. 2019.pdfGiliard de Sousa Silva. TCC. Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa. 2019.1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.