Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11884
Title: A reportagem como mola propulsora para a manifestação do pensamento crítico do aluno na perspectiva dos multiletramentos.
Other Titles: Reporting as a driving force for the manifestation of the student's critical thinking from the perspective of multi-tools.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Artur Alexandre.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA , José Wanderley Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MACHADO, Viviane Guidotti.
Keywords: Gênero textual;Multiletramentos;Retextualização;Reportagem;Tecnologias da informação e comunicação;Textual Genre;Multi-Tools;Retextualization;Report;Information and Communication Technologies
Issue Date: 6-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Artur Alexandre. A reportagem como mola propulsora para a manifestação do pensamento crítico do aluno na perspectiva dos multiletramentos. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: As vivências enquanto Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência fizeram surgir a inquietação para este trabalho de pesquisa. Nesse sentido, levantou-se a necessidade de trabalhar de uma forma diferenciada com o gênero textual reportagem. Assim, a presente pesquisa visa refletir sobre a importância da retextualização de gêneros jornalísticos através dos multiletramentos e a sua relação com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) em sala de aula, como um meio eficaz para desenvolver o pensamento crítico do aluno e sua capacidade de escrita e compreensão textual. A pesquisa fundamenta-se principalmente nos pressupostos teóricos de Kleiman (2005) e Soares (1998), que postulam os fundamentos do ensino de língua materna focados no letramento, bem como Rojo (2012), que trata acerca da evolução dos letramentos até a chegada dos multiletramentos. Além disso, fundamenta-se também nas atividades de retextualização de gêneros propostas por Marcuschi (2010). A pesquisa assume o caráter bibliográfico, uma vez que ocorre em consonância com as postulações teóricas já colocadas pelos autores que a embasam. Ademais, observa-se o que preconizam as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006), acerca do ensino de língua portuguesa. Como produto final, a presente pesquisa visa fornecer uma proposta de intervenção pautada no gênero em questão, e direcionada ao professor do primeiro ano do ensino médio, com o intuito de sanar uma dificuldade vivida pelo aluno desta etapa do ensino. A proposta, focada na dificuldade do educando em construir um pensamento e uma opinião crítica fundamentada e coerente, aborda também o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) no contexto da prática docente, configurando-se assim como uma forma inovadora no que tange ao trabalho com o gênero textual supracitado.
Abstract: The experiences as a Scholarship in the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship bring up the concern for this research work. In this sense, the need arose to work in a different way with the textual genre reportage. Therefore, this research aims to reflect on the importance of the retextualization of journalistic genres through the multiliteracies and their relationship with the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the classroom, as an effective means to develop critical thinking of the student and their writing ability and textual comprehension. The research is based mainly on the theoretical assumptions of Kleiman (2005) and Soares (1998), which postulate the fundamentals of native language teaching focused on literacy, as well as Rojo (2012), which deals with the evolution of literacy until the arrival of the multiliteracies. In addition, it is also based on the genre retextualization activities proposed by Marcuschi (2010). The research assumes the bibliographic character, since it occurs in line with the theoretical postulations already put forward by the authors that support it. Moreover, observing what the Curricular Guidelines for High School (BRASIL, 2006), about teaching Portuguese language. As a final product, this research aims to provide an proposed of intervention based on the genre in question, and directed to the teacher of the first year of high school, in order to remedy a difficulty experienced by the student of this stage of education. The proposal, focused on the student's difficulty in constructing a reasoned and coherent critical thinking and opinion, also addresses the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the context of teaching practice, so configuring itself as an innovative form in terms of to work with the aforementioned textual genre.
Keywords: Gênero textual
Multiletramentos
Retextualização
Reportagem
Tecnologias da informação e comunicação
Textual Genre
Multi-Tools
Retextualization
Report
Information and Communication Technologies
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11884
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTUR ALEXANDRE FERREIRA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2019.pdfArtur Alexandre Ferreira. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2019.486.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.