Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11900
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SILVA, Abdoral Inácio da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, A. I.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839519539144588pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA , José Wanderley Alves de.-
dc.contributor.referee2PEREIRA , Hérica Paiva.-
dc.description.resumoEsta pesquisa foi feita com o propósito de analisar o livro didático Português Linguagens, dos autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, do 6º ano do ensino fundamental II, exemplar do discente. Tendo como finalidade verificar como está sendo abordado o contexto histórico sobre a formação lexical do português brasileiro desde a sua origem no latim, bem como o grau de relevância dado as variações lexicais que contribuíram com a formação da língua portuguesa. Ao identificar a ausência dos conteúdos supracitados temos o intuito de promover uma reflexão sobre importância de conhecer o percurso histórico da língua portuguesa até a formação do nosso idioma; o português brasileiro bem como apresentar alternativas para que esse assunto seja trabalhado de maneira mais aprofundado e contextualizado. O objetivo geral dessa pesquisa consiste em evidenciar numa perspectiva histórica as contribuições do Latim a formação lexical do português brasileiro. Além dos específicos que se tratam de realçar a importância do latim para a formação do português brasileiro; analisar como o livro didático aborda a formação lexical do português brasileiro; propor a partir de uma proposta aplicável ao 6º ano do ensino fundamental II, o aprofundamento da importância do latim para a formação lexical do português brasileiro. Essa pesquisa foi desenvolvida com um estudo bibliográfico e documental através de uma abordagem descritiva e qualitativa. Para reunir as informações nos fundamentamos nos estudos de Joaquim Mattoso Câmara Junior (1976), Serafim da Silva Neto (1976), Sílvio Elia (2003), Marcos Bagno (2011), Ismael Coutinho (2011), Maria Cristina de Assis (2011), entre outros que refletem sobre a temática aqui posta em estudo. No entanto após a análise do livro didático fica evidente que essa ferramenta é empregada como a única fonte de pesquisa e apresenta lacunas no que se refere à contextualização do processo de formação da língua portuguesa bem como as variações lexicais que favoreceram a formação do nosso idioma: O português brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleContribuições do Latim para a formação lexical do português brasileiro: uma análise do livro didático do Ensino Fundamental II.pt_BR
dc.date.issued2019-12-09-
dc.description.abstractThis research was made with the purpose of analyzing the textbook Portuguese Languages, by the authors Willian Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães, from the 6th grade of elementary school II, exemplary of the student. In order to verify how the historical context about the lexical formation of Brazilian Portuguese is being approached since its origin in Latin, as well as the degree of relevance given the lexical variations that contributed to the formation of the Portuguese language. By identifying the absence of the aforementioned contents we intend to promote a reflection on the importance of knowing the historical course of the Portuguese language until the formation of our language; Brazilian Portuguese as well as to present alternatives for this subject to be dealt with in a deeper and contextualized way. The general objective of this research is to highlight in a historical perspective the contributions of Latin to the lexical formation of Brazilian Portuguese. Besides the specifics, it is important to emphasize the importance of Latin for the formation of Brazilian Portuguese; analyze how the textbook approaches the lexical formation of Brazilian Portuguese; propose from one applicable to the 6th grade of elementary school II, the deepening of the importance of Latin for the lexical formation of Brazilian Portuguese. This research was developed with a bibliographic and documentary study through a descriptive and qualitative approach. To gather the information we are based on the studies of Joaquim Mattoso Câmara Junior (1976), Serafim da Silva Neto (1976), Silvio Elia (2003), Marcos Bagno (2011), Ismael Coutinho (2011), Maria Cristina de Assis (2011), among others that reflect on the subject here studied. However after the analysis of the textbook it is evident that this tool is used as the only source of research and presents gaps regarding the contextualization of the process of formation of the Portuguese language as well as the lexical variations that favored the formation of our language: The brazilian portuguese.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11900-
dc.date.accessioned2020-02-13T16:28:45Z-
dc.date.available2020-02-13-
dc.date.available2020-02-13T16:28:45Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPortuguês brasileiropt_BR
dc.subjectVariação lexicalpt_BR
dc.subjectLatimpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - históriapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectBrazilian Portuguesept_BR
dc.subjectLexical Variationpt_BR
dc.subjectLatinpt_BR
dc.subjectPortuguese Language - Historypt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria José Fernandes da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContributions of Latin to the lexical formation of Brazilian Portuguese: an analysis of the textbook of Elementary Education II.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria José Fernandes da. Contribuições do Latim para a formação lexical do português brasileiro: uma análise do livro didático do ensino Fundamental II. 2019. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JOSÉ FERNANDES DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2019.pdfMaria José Fernandes da Silva. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2019.1.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.