Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11901
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Hérica Paiva.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0140741349526284pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2MACHADO, Viviane Guidotti.
dc.description.resumoA Educação de Jovens e adultos por ser uma educação de caráter inclusiva caracteriza-se por priorizar o ensino de jovens e adultos que se encontram fora do currículo normal de ensino, com pessoas de idades distintas e de classes sociais variadas, ou seja, um projeto com elementos e situações diversificadas. Tudo isso faz com que o fator estímulo seja um desafio para o professor que trabalha com essa categoria. Nesse sentido, a EJA se engloba aos preceitos de uma educação deficiente que busca melhorar a qualidade do ensino, inovando e focando no aluno, de acordo com a realidade social em que ele se encontra, através de intervenções do mediador, inserido nessa real situação. Para isso, o objetivo desse trabalho é contribuir para o ensino da EJA, ao refletir o papel do professor como mediador do ensino de leitura e escrita na perspectiva dos letramentos. Nessa perspectiva, embasamo-nos, principalmente, nos aportes teóricos de Marcuschi (2002), Kleiman (2000-2005-2009), Paula; Oliveira (2011), Alves et al. (2013), enquanto a metodologia é uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, que tem como resultado, a apresentação de uma proposta didática que pode contribuir para a interação entre os alunos, ao trabalharem com o gênero entrevista, na ótica dos letramentos, tendo em vista que esse gênero é uma ferramenta por excelência na ótica dos letramentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleLeitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva dos letramentos.pt_BR
dc.date.issued2019-12-06
dc.description.abstractYouth and Adult Education, being an inclusive education, is characterized by prioritizing the teaching of young people and adults who are outside the normal curriculum, with people of different ages and from different social classes, ie a project with diverse elements and situations. All this makes the stimulus factor a challenge for the teacher who works with this category. In this sense, Youth and Adult Education embraces the precepts of a poor education that seeks to improve the quality of teaching, innovating and focusing on the student, according to the social reality in which he finds himself, through interventions of the mediator, inserted in this real situation. To this end, the objective of this work is to contribute to the teaching of Youth and Adult Education, reflecting the role of the teacher as a mediator of reading and writing teaching from the perspective of literacy. From this perspective, we are based mainly on the theoretical contributions of Marcuschi (2002), Kleiman (2000-2005-2009), Paula; Oliveira (2011), Alves et al. (2013), while the methodology is a qualitative bibliographic research, which results in the presentation of a didactic proposal that can contribute to the interaction between students, working with the interview genre, from the perspective of literacy, taking into account This genre is a tool par excellence in literacy.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11901
dc.date.accessioned2020-02-13T16:45:27Z
dc.date.available2020-02-13
dc.date.available2020-02-13T16:45:27Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Cristiane Rolim.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading and writing in Youth and Adult Education from the perspective of literacies.pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Cristiane Rolim. Leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva dos letramentos. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRISTIANE ROLIM GOMES. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2019.pdfCristiane Rolim Gomes. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2019.398.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.