Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11904
Title: Atributos químicos, físicos e morfológicos de solos em áreas degradadas pela exploração de madeira para lenha no semiárido da Paraíba.
Other Titles: Chemical, physical and morphological attributes of soils in areas degraded by firewood exploitation in the semi-arid region of Paraíba.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Elysson Marcks Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Josinaldo Lopes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Alexandre Paiva da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA , Adriana Silva.
Keywords: Caatinga;Queimadas;Forest fires;Degradação ambiental;Environmental degradation;Desertificação;Desertification;Qualidade do solo;Soil quality
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE. Elysson Marcks Gonçalves. Atributos químicos, físicos e morfológicos de solos em áreas degradadas pela exploração de madeira para lenha no semiárido da Paraíba. 2013. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Na região semiárida nordestina a retirada da cobertura vegetal tem acelerado o processo de degradação do solo. A reversão desse processo passa necessariamente pelo conhecimento da morfologia e monitoramento das alterações nos atributos químicos, físicos e biológicos do solo. Objetivou-se avaliar os atributos químicos, físicos e morfológicos de solos, em áreas destinadas a exploração de madeira para lenha, na região semiárida do estado da Paraíba. Para isso, foram definidos três ambientes de amostragem: a) área totalmente desmatadal b) área totalmente desmatada e queimada el c) área não desmatada. Em cada ambiente de amostragem foi selecionada uma área representativa de 70 x 50 m na qual foram instaladas cinco subáreas (pseudorepetições) de 20 x 15 m, totalizando 15 parcelas experimentais. A amostragem de solo (0-15 cm), em cada parcela, foi realizada em duas épocas de coleta (seca e chuvosa). Adicionalmente, foi realizada a abertura de uma trincheira em cada área, visando à descrição morfológica e as análises físicas e químicas dos horizontes e camadas de cada perhl. Pelos resultados tem-se que o perfil da área de mata nativa foi classificado como LUVISSOLO CR(1)MICO e o perfil das áreas desmatada e desmatada e queimada foi classificado como NEOSSOLO FLUVICO. A coloração do solo úmido, a consistência do solo e a estrutura foram os atributos morfológicos que apresentaram maior variação e a textura a que menos variou nos três perfis estudados. Nos três perfis estudados houve maior predominância dos cátions cálcio e magnésio sobre os demais cátions, tendo esses elementos maior contribuição na soma de bases e CTC potencial, principalmente nos horizontes subsuperficiais. Nos três perfis estudados, os teores de matéria orgânica foram considerados de baixos a muito baixos e os teores de P foram considerados de muito baixos a médios. A classe textural variou de franco arenoso a areia franca, tendo a fração areia predominado sobre as frações salte e argila nos perfis estudadosl esta fração influenciou nos valores de densidade do solo obtidos nos horizontes superficiais dos três perfis avaliados. Em áreas desmatadas do bioma Caatinga do semiárido paraibano, a sazonalidade afeta principalmente os teores de matéria orgânica e a CTC do solo, os quais diminuem na época chuvosa. Os atributos físicos dos solos, das três áreas estudadas, especialmente a fração areia, a densidade do solo e de partículas, bem como a porosidade total, são pouco afetadas pela sazonalidade.
Keywords: Caatinga
Queimadas
Forest fires
Degradação ambiental
Environmental degradation
Desertificação
Desertification
Qualidade do solo
Soil quality
???metadata.dc.subject.cnpq???: Agronomia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11904
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Agronomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELYSSON MARCKS GONÇALVES ANDRADE - TCC - AGRONOMIA 2013.pdfElysson Marcks Gonçalves Andrade - TCC - Agronomia 2013.36.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.