Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11906
Title: Estudos de infiltração uni e bidimensional em meios porosos em modelo reduzido.
Other Titles: Studies of one and two-dimensional infiltration in porous media in a reduced model.
???metadata.dc.creator???: CASTOR, Sérgio Emiliano de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SEEMANAPALLI, Sarma Kameswara Venkata.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GHEYI, Hans Raj.
???metadata.dc.contributor.referee2???: KOCH, Ubald.
Issue Date: 12-Apr-1983
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CASTOR, Sérgio Emiliano de Oliveira. Estudos de infiltração uni e bidimensional em meios porosos em modelo reduzido.100f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil,1983.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo concentra sua atenção no comportamento da água em meios porosos nas zonas saturadas e não saturadas, analisa seus parâmetros, e os observa pelo ângulo de aplicações na Engenharia de Abastecimento e Agronomia. 0 estudo foi desenvolvido em laboratório num modelo acrílico capaz de simular as condições de campo, onde foram usadas três tipos de areia de granulometria diferente permitindo estabelecer razão de escala para comparação. Os parâmetros físicos específicos de cada areia tais como difusibilidade, permeabilidade e tensão capilar, foram de terminados experimentalmente por aparatos e equipamentos desenvolvidos no próprio laboratório quando os equipamentos padrões não foram disponíveis. Razão de escalas foram estabelecidas para ambos os regimes considerados para simular situações uni e bidimensionais . Equações do tipo logarítimica, e exponenciais foram derivadas para descrever a recarga do aquífero, com condições de determinar a posição e umidade da fronteira com o tempo. As velocidades de entrada na infiltração vertical foram determinadas usando o princípio de variação da permeabilidade entre duas camadas. Os efeitos do ar aprisionado e suas distorções na distribuição de umidade foram analisados. 0 fenômeno histerese nas areias finas foi levado em consideração. As razões de escala estabelecidas e as equações derivadas permitiram a previsão das fronteiras molhadas e saturadas e descrever a variação da umidade com o tempo e o espaço para a aplicação na engenharia e agronomia para melhor aproveita mento nos projetos de planejamento de recursos hídricos em geral Daí identificadas as características físicas de um dado solo, nosso estudo prove condições de prever no campo a posição das fronteiras molhadas em determinado tempo de recarga, bem como prever a umidade em cada ponto, e extrapolar o tempo de recarga do aquífero.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11906
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SÉRGIO EMILIANO DE OLIVEIRA CASTOR - DISSERTAÇÃO PPGECA 1983.pdfSérgio Emiliano de Oliveira Castor - Dissertação PPGECA 1983.15.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.